compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Felinos domesticados tendem a ser muito sociáveis, embora também sejam muito seletivos

Gatos são atraídos por humanos devido a fatores externos com os quais se sentem confortáveis – foto Arquivo
Os gatos são animais que adoram interagir com o ambiente. Eles ainda preservam um dos instintos selvagens que os caracteriza: a curiosidade.
Eles estão sempre dispostos a aprender e abordar tudo o que é desconhecido, mas quando se trata de laços com humanos, os felinos tendem a ser seletivos em certos casos.
Se você tem um gato em casa, pode perceber que ele é mais amigável com algumas pessoas do que com outras. Isso é normal.
Em primeiro lugar, e tal como os cães, eles são frequentemente atraídos por indivíduos devido a fatores externos com os quais se sentem confortáveis.
Muitos especialistas apontam que isso não tem nada a ver com “uma percepção da personalidade” do sujeito, mas sim com outras questões.
Esses animais são extremamente perceptivos aos sinais sutis que os humanos podem emitir, desde a tensão muscular, o aumento do tom de voz e até mesmo o comportamento com objetos no ambiente.
Se um sujeito faz um gesto de agressão, o felino provavelmente se sentirá ameaçado e em alerta.
Os gatos compartilham o mesmo espaço com os humanos há 12 mil anos, desde sua domesticação, o que lhes permitiu aprender sobre seus comportamentos.
Antigamente eles viviam com uma comunidade muito maior e hoje com um pequeno grupo familiar, que às vezes escolhe um membro em particular para permanecer sempre ao lado.
Segundo o site inglês The Dog People, os gatos sentem afinidade com tutores e pessoas da família que os fazem se sentir seguros.
Graças à sua sólida memória de longo prazo, eles conseguem distinguir entre tipos de indivíduos e quem os lembra de indivíduos que foram agressivos com eles. É por isso que eles sabem com quem gastar seu tempo.
Como saber se você é o favorito do seu gato?
Alinhado a isso, a veterinária e fundadora da Cat Behavior Solutions, Molly DeVoss, desenvolveu um guia para identificar os sinais que um felino apresenta quando prefere um indivíduo.
Cabeçada: quando ele bate forte em suas mãos, pernas ou braços, isso significa que ele precisa ficar perto de você.
Marcação de cheiro: os gatos têm glândulas odoríferas por todo o corpo. Quando eles esfregam os pés e as pernas um do outro, eles criam um perfil de cheiro compartilhado, o que fortalece o vínculo.
Higiene: quando seu gato lambe seu rosto ou pelo, é um gesto de afeição.
Esfregar os dentes: alguns felinos querem marcar você com seu cheiro e, para isso, optam por morder você suavemente, esfregando a boca e a saliva em você.
Surpresas: alguns gatos trazem brinquedos e presentes para sua pessoa favorita. Esta é uma forma de agradecer pelo amor e cuidado dedicado a eles.
Mostrar a barriga: quando os gatos mostram a barriga e rolam no chão, eles estão exibindo seu lado mais vulnerável, o que reafirma sua profunda confiança em você.
Companhia leal: se seu animal de estimação segue você pela casa e dorme com você, é o sinal mais claro de que ele escolheu você como sua pessoa favorita e não vai deixar você se afastar dele por nenhum motivo.
Por fim, o especialista enfatizou que os gatos preferem uma presença reconfortante, padrões consistentes e movimentos previsíveis que demonstrem uma linguagem corporal acolhedora e amigável.
Isso explica por que em muitos casos eles escolhem parentes próximos e amigos em vez de outros.
*Informações Folha de Pernambuco