Por que gatos gostam de caixas de papelão? Entenda essa obsessão dos felinos

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 10 de setembro de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os tutores podem investir em brinquedos caros e bonitos, mas o que os bichamos gostam mesmo é da simples caixa de papelão

Vídeos de gatos se divertindo com caixas de papelão circulam pela web e não é difícil se deparar com um.

A maioria dos tutores diz que pode investir em brinquedos caros e coloridos, mas o que esses animais gostam mesmo é de brincar com as embalagens. Mas, afinal, qual é a razão dessa obsessão dos felinos por algo tão simples e, aparentemente, sem graça?

Segundo Fernando Lopes, comportamentalista e adestrador animal, esse costume dos gatos está associado, diretamente, com a textura do material. “Eles gostam de arranhar e morder, porque a caixa de papelão é mole e flexível”, afirma.

Locais seguros

Janaína Nunes, médica veterinária e especialista em felinos do Hospital 4Cats, comenta o hábito do bichano por outra perspectiva. “Isso acontece porque eles gostam de toca. Esses espaços são locais seguros para os gatos”, ensina.

Claro que um ambiente gatificado também é atraente — e importante — para os felinos. Mas até sacola de papelão e malas são interessantes para eles, desde que possam entrar nelas.

“Lembrando que gatos são predadores, então eles gostam de esconderijos e lugares em que eles se sintam protegidos”, completa Janaína.

(Com informações do portal Notícias R7)


+ Animais