Pesquisa define tempo de exercício adequado para compensar dia sentado

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 7 de setembro de 2021 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pequenos movimentos, como brincar com as crianças, limpar a casa e subir escadas já ajudam a reverter os danos provocados pelo sedentarismo

Pesquisa analisou dados de 44 mil pessoas em 4 países diferentes

 

Uma pesquisa que analisou dados de cerca de 44 mil pessoas em quatro países diferentes chegou à conclusão que é necessário praticar 40 minutos de atividade física de moderada a intensa diariamente para compensar cada período de 10 horas sentado.

As informações foram coletadas com o uso de smartwatches, os relógios inteligentes que acompanham batimentos cardíacos, perda calórica e tempo de sono.



Os cientistas da Escola Norueguesa de Ciências Esportivas afirmam que o movimento pode diminuir o risco de morte associado à falta de exercícios físicos. O estudo foi publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine (BJSM).

O estudo também ressalta que qualquer quantidade de exercício já é benéfica, e lembra que os 40 minutos estão de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pequenos movimentos, como subir escadas, brincar com crianças e pets, fazer uma aula de ioga ou dançar, limpar a casa, caminhar e andar de bicicleta, são boas maneiras de começar a inserir o exercício no dia a dia.

O levantamento não foi capaz de esclarecer quanto tempo sentado começa a trazer malefícios para a saúde, mas a análise dos dados continua e os pesquisadores esperam chegar a essa resposta em breve.


+ Bem-estar