Ovo de Páscoa pode ou não ficar guardado na geladeira?

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 31 de março de 2024 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chocolate não deve ser consumido após mais de três dias aberto, mesmo que armazenado sob refrigeração

Muita gente, principalmente crianças, costuma ser presenteada com mais de um ovo de Páscoa – foto Freepik

 

É comum que algumas sejam presenteadas neste período do ano com ovos de Páscoa de chocolate. No entanto, se não forem consumidos rapidamente, eles podem ser guardados na geladeira sem oferecer riscos à saúde na hora do consumo?

Segundo disse a nutricionista Helena Fioravanti, ovos de Páscoa devem ser armazenados por, no máximo, três dias na geladeira. Se forem feitos com chocolate caseiro, o período não deve passar de dois dias.

“Se passar dos dois ou três dias, com o ovo de Páscoa já aberto, eu não recomendo consumir. Pode ser que estrague”, diz.

No entanto, a regra nutricional é válida apenas para os ovos que já estiverem abertos. Aqueles que forem mantidos dentro da embalagem original, com todos os lacres, continuarão seguros para consumo até a data da validade indicada.

No caso dos chocolates artesanais, a data de validade deve ser considerada como de até três dias após a fabricação.
Para armazenar por mais tempo

Mesmo assim, se for necessário armazenar por mais tempo, a indicação da nutricionista é priorizar o congelador ou o freezer.

“Às vezes, a pessoa não dá conta de comer tudo. Então, ela pode congelar e consumir em até três meses“, diz Fioravanti.

Nesse caso, a dica da profissional é cortar o chocolate em pequenos pedaços e dividi-los em várias porções em papel alumínio antes do congelamento. Assim, na hora de descongelar, será possível fazer o processo apenas na quantidade a ser consumida.

*Informações CNN


+ Nutrição