Outono chega derrubando temperatura e trazendo chuva para todo o país

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 19 de março de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A chegada da estação, que vai até o dia 21 de junho, deverá trazer uma onda de ar frio que deve derrubar as temperaturas no país

Outono começa neste domingo, 20, trazendo chuva e temperaturas mais frias em todo o país

 

Às 12h33 deste domingo (20) inicia-se o outono em todo o Hemisfério Sul. A chegada da estação, que vai até o dia 21 de junho, deverá trazer uma onda de ar frio que deve derrubar as temperaturas no país.

O outono é uma transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

A previsão é de que a estação também traga massas de ar frio vindas do sul, que provocam a queda das temperaturas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais receberão muita água e quedas nas temperaturas a partir de domingo.

Até a próxima sexta (25), os maiores volumes de chuva sobre o Brasil serão observados sobre a Região Norte, em áreas dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Maranhão.

O instituto também prevê queda nas temperaturas em Curitiba (PR), com os termômetros não passando de 18ºC.Em Porto Alegre (RS), a máxima prevista é de 22ºC, enquanto Florianópolis (SC) deverá ter temperaturas de até 23ºC.

As condições são favoráveis à formação de geada na madrugada de segunda-feira (21) nas serras gaúcha e catarinense.

Em todo o Norte e Nordeste do país, o outono deverá provocar pancadas de chuva e muitas nuvens.

Em Fortaleza (CE), a previsão para este domingo é de um dia nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

A máxima deve chegar a 29ºC. Já Maceió (AL) deve ter poucas nuvens, com possibilidade de precipitação nos próximos dias.

A capital do Piauí, Teresina, deve ter um início de outono com muitas nuvens e precipitações isoladas. Segundo o Inmet, o domingo deve ter temperatura máxima de 30ºC e mínima de 24ºC.

Boa Vista (RR) terá a chegada do outono com muitas nuvens e chuva à tarde. A capital de Roraima deve ter ventos fracos e moderados.

Já Manaus (AM) deve receber pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com vento moderado e rajadas. A mínima deve atingir 23ºC.

No Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás devem ter chuvas com acumulado entre 20mm e 30mm no período.

Cuiabá (MT), assim como grande parte do Brasil, deve ter o início de outono nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima no domingo será de 33ºC.

O Inmet alerta que, no momento das chuvas, a população deve ficar atenta aos alertas das Defesas Civis de cada cidade.

*Informações CNN


+ Tempo