Ora-pro-nóbis: saiba quantas folhas consumir por dia para ter os benefícios

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 30 de dezembro de 2023 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A planta comestível é rica em fibras, proteínas, vitaminas e minerais. Ela pode ser consumida diariamente, em saladas, pratos e sucos

A ora-pro-nóbis é uma Panc rica em nutrientes – foto Arquivo

 

A ora-pro-nóbis é uma planta alimentícia não convencional (Panc) rica em proteínas, fibras, ferro, cálcio, vitaminas e nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças.

A alta concentração de fibras ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue (prevenindo a diabetes), melhora a função do intestino, diminui o colesterol ruim (LDL) e auxilia na perda de peso.

O cálcio é um aliado na prevenção da anemia e na saúde dos ossos. Já a vitamina B3 fortalece o sistema imunológico e contribui para acelerar o metabolismo, levando à perda de peso.

Quantas folhas de ora-pro-nóbis comer por dia?

Mas é importante ressaltar que esses benefícios só são alcançados com o consumo regular da ora-pro-nóbis.

Embora não exista uma dose diária mínima recomendada para consumo, nutricionistas afirmam que é possível garantir uma quantidade de nutrientes ideal com 100 gramas ao dia.

A quantidade é equivalente a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas.

Elas podem ser trituradas e misturadas a receitas de sopas e massas, ao arroz, caldos e no feijão, além de incluídas em sucos verdes e chás. Outra sugestão é colocás-la cruas na salada.

“É uma forma de chegar ao consumo indicado de proteínas no dia, já que são 22 g do macronutriente para cada 100 g da planta”.

“Além disso, ela é uma aliada para o controle glicêmico devido à sua alta concentração de fibras, o que auxilia muito na dieta de pessoas com diabetes”, afirma a nutricionista Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília.

*Informações Metrópoles


+ Nutrição