Onda de calor na semana que começa não terá precedentes para milhões de brasileiros

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de novembro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Onda de calor ganha muita força e trará temperatura alta em Franca e cidades da região em semana que reescreverá o clima do Brasil

A semana que começa vai reescrever a história do clima do Brasil. Uma brutal onda de calor centrada entre o Sudeste e parte do Centro-Oeste trará temperaturas máximas absurdamente altas em milhares de cidades.

O Inmet publicou alerta que varia de amarelo para vermelho em várias regiões. O pico da onda de calor na região de Franca deve acontecer entre os dias 17 e 18 de novembro, com a temperatura chegando aos 43°C.

Dezenas de milhões de pessoas enfrentarão calor como jamais passaram em suas vidas. Será uma semana que mudará a estatística climática nacional.

O que se desenha para esta semana em termos de temperatura no Sudeste do Brasil, em particular, é no mínimo extraordinário. Foge muitíssimo ao normal do clima, mesmo em cidades acostumadas a tempo quente durante os meses da primavera e do verão, com marcas excepcionalmente altas.

A semana inteira será quente

Uma massa de ar muito quente vai se intensificar demais neste começo de semana e vai perdurar durante toda a semana. Máximas entre 42ºC e 45ºC devem ser esperadas com possibilidade mesmo de registros superiores a 45ºC em pontos do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil.

Embora o calor atinja níveis extremos e recordes em vários estados, Minas Gerais deve ser o estado em que a onda de calor mais deverá fugir ao normal. Centenas de cidades mineiras devem ter máximas no decorrer da semana próximas ou acima de 40ºC em situação jamais vista em Minas Gerais.

Em muitas áreas, a temperatura no decorrer da semana vai estar entre 10ºC e 15ºC acima das médias históricas, portanto um desvio imenso da climatologia normal. Isso vai levar às máximas fora do comum e sem precedentes em grande número de localidades do Centro do Brasil.

Recorde de temperatura máxima

O Brasil pode ter um novo recorde oficial de temperatura máxima. A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no país foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020. A marca pode cair nesta semana, uma vez que modelos indicam máximas perto ou acima da onda de calor de 2020.

O El Niño, que favorece bloqueios atmosféricos e calor excessivo no Centro do país, tem influência nesta onda de calor. A sua intensidade excepcional, entretanto, sugere ainda uma influência de mudanças climáticas.

Estudo de dias atrás mostrou que as alterações no clima aumentaram consideravelmente a probabilidade da onda de calor de setembro no Brasil.

No estado de SP

O calor no estado de São Paulo nesta semana fará história. A semana inteira será muito quente no território paulista.

Segundo o portal MetSul, grande parte do interior do estado deve ter marcas acima dos 40ºC nesta semana com máximas em vários municípios entre 41ºC a 43ºC, mas com possibilidade de registros na rede do Ciiagro de 43ºC a 45ºC em algumas cidades.

Nesta semana que passou, Franca (Veja aqui) registrou temperaturas acima de 30 graus em todos os dias. A máxima foi atingida neste domingo (12), quando os termômetros chegaram a 35,9 graus, segundo as medições do Ciiagro.


+ Tempo