O que está por trás da preferência dos gatos por caixas de papelão. Entenda

  • Nene Sanches
  • Publicado em 3 de julho de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Elas proporcionam sensação de conforto, pois o papelão ajuda a manter a temperatura corporal dos gatos em um nível agradável.

Os gatos são conhecidos por seu fascínio e amor inegável por caixas de papelão. Mesmo que tenhamos várias teorias sobre o motivo disso, o motivo exato ainda é objeto de especulação. No entanto, existem algumas explicações plausíveis que podem ajudar a entender essa peculiar preferência felina.

Uma das razões mais comuns é que as caixas oferecem aos gatos um senso de segurança e proteção. Nelas, os bichanos podem se esconder de ameaças potenciais. Essa necessidade de se esconder é instintiva nos gatos, uma vez que seus ancestrais selvagens precisavam se proteger de predadores e observar sua presa sem serem vistos.

Mais conforto e tranquilidade para os bichanos

As caixas também fornecem aos gatos um lugar tranquilo para descansar e relaxar. Elas proporcionam uma sensação de conforto, pois o papelão pode ajudar a manter a temperatura corporal dos gatos em um nível agradável. Essa característica é particularmente atraente para os bichanos em épocas mais frias do ano.

As paredes da caixa também ajudam a abafar o som, o que cria um ambiente mais silencioso e calmante para o felino. Além disso, possuem um odor neutro que não ameaça o olfato sensível dos gatos. Isso as torna um ambiente familiar e acolhedor para eles.

Ao entrar em uma caixa, sentem-se cercados por um cheiro que lhes é reconfortante, o que contribui para a sensação de calma e tranquilidade.

Enriquecimento ambiental

Outra explicação é que as caixas são uma forma de enriquecimento ambiental para os gatos. Elas oferecem uma oportunidade para explorar e interagir com o ambiente de maneira segura.

Elas podem ser vistas como um território conquistado por esses felinos, um lugar onde podem exercitar sua curiosidade natural e satisfazer sua necessidade de investigação.

Ademais, podem servir como um ponto de observação estratégico para os gatos. Ao se esconderem dentro delas, podem observar o mundo ao seu redor sem serem percebidos. Isso lhes dá uma sensação de controle e os ajuda a avaliar o ambiente antes de tomar qualquer ação.

Nem todos gostam de caixas

Embora as caixas sejam um enigma intrigante, a Jovem Pan lembra que cada gato é único e suas preferências individuais podem variar. Nem todos gostam de caixas da mesma forma, mas é comum ver o interesse e a atração que muitos têm por elas.


+ Animais