Número de famílias endividadas volta a subir e atinge maior patamar desde 2016

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 7 de novembro de 2022 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aumento no volume de famílias com contas atrasadas acontece mesmo com queda na proporção de endividados

Número de famílias com contas atrasadas voltou a subir

 

O volume de famílias com contas atrasadas no país voltou a subir em outubro e atingiu a maior taxa anual em seis anos.

Segundo dados apurados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a proporção de famílias inadimplentes atingiu 30,3% no mês – um aumento de 0,3 ponto percentual na comparação mensal e de 4,6 p.p. na relação com igual período de 2021.

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer (cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa) também apresentou uma piora no quadro anual.

Segundo a pesquisa, a proporção de endividados atingiu 79,2% no mês passado – em outubro de 2021, essa taxa estava em 74,6%. Na relação mensal, por sua vez, houve uma queda de 0,1 ponto.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, parte do que explica essa desaceleração na proporção de endividados é a melhora progressiva do mercado de trabalho, as políticas mais robustas de transferência de renda e a queda da inflação geral nos últimos meses.

Ainda assim, pontua ele, os orçamentos domésticos seguem apertados, principalmente entre as famílias de menor renda.

“O nível de endividamento alto e os juros elevados pioram as despesas financeiras associadas às dívidas em andamento, ficando mais difícil quitar todos os compromissos financeiros dentro do mês”, explicou Tadros em nota oficial.

Divisão por renda e regiões

Ainda de acordo com a pesquisa, por exemplo, houve um aumento anual no endividamento tanto entre as famílias de rendas média e baixa (até 10 salários mínimos) quanto para aquelas na faixa de maiores rendimentos (acima de 10 salários mínimos).

Entre as modalidades que apresentaram um avanço na proporção de endividados, a CNC destaca as dívidas no cartão de crédito e no cheque especial.

“Caracterizados pela facilidade no acesso e alta relação com as necessidades de consumo de curto prazo, os dois tipos de dívida foram os mais buscados pelos consumidores que tiveram o poder de compra afetado pela alta da inflação no período”, explicou a economista da Confederação Izis Ferreira.

Na abertura por regiões, 17 das 27 unidades federativas apresentaram um crescimento na proporção de endividados entre setembro e outubro, com o Paraná no topo da lista, onde 95,8% das famílias estão endividadas.

Já na inadimplência, 12 estados apresentaram um aumento no percentual de consumidores que atrasaram seus compromissos, com destaque para Bahia (43,7%).


+ Economia