Com o clima frio seu carro “empaca” para pegar? Aprenda a resolver essa situação

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 4 de julho de 2023 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns equipamentos do carro, como a bateria, e pôr gasolina do reservatório, podem ajudar muito

Alguns equipamentos do carro, como a bateria, e pôr gasolina do reservatório, podem ajudar muito

Seu carro não pega no frio? Saiba que esse problema acontece em muitos automóveis. Isso também pode ser uma notícia ruim para quem tem carro flex, afinal, dependendo das circunstâncias, optar pelo etanol pode ser uma das causas desse problema. Mas, porque o carro não pega de manhã e há dificuldade na partida a frio?

A maioria dos carros flex utiliza um tanquinho auxiliar de gasolina, item que possui uma bomba integrada que é acionada pelo módulo de injeção eletrônica para injetar a gasolina dentro do motor. Com esse simples recurso, você consegue fazer o carro flex pegar com mais facilidade no frio.

Mas atenção! Para ocorrer essa injeção auxiliar você dependerá do volume de etanol no tanque. Através do combustível, o módulo de controle do motor ordenará a injeção de gasolina.

Mantenha a revisão do seu carro em dia!

Não se esqueça que, para que seu carro tenha um bom funcionamento em qualquer estação do ano, mas principalmente no frio, é preciso que a revisão esteja em dia!

Assim, qualquer manutenção necessária será feita no tempo certo, antes que qualquer dor de cabeça possa aparecer. Ou seja, a manutenção preventiva pode ser sua aliada contra os problemas do seu carro no frio.

Afinal, quando a revisão é feita no tempo certo, você poupa com gastos inesperados mais tarde com desfalques no seu carro. E pode saber muito do que fazer com um carro demorando para pegar no frio.

Dificuldade na partida a frio?

Se o carro não dá a partida no frio, a dica é você colocar um pouquinho de gasolina no tanque de combustível. Lembra que os carros flex foram feitos para andar com gasolina, etanol ou uma mistura entre os dois? Se você quiser auxiliar o sistema de partida é só colocar 5% de gasolina no tanque com etanol.

Por exemplo, se o seu tanque tem 50 litros, 2 litros de gasolina já resolveriam o problema do carro não pegar no frio, certo?

Problemas no combustível podem ser os responsáveis?

Entendendo o que acontece com o seu carro no frio fica muito mais fácil descobrir qual é o problema e o que fazer para o carro pegar no frio.

Se o carro não pega no frio, o problema pode estar além do etanol e, no manual da maioria dos carros flex, há uma dica de manutenção que você precisa ficar atento.

É necessário substituir periodicamente a gasolina do reservatório da partida a frio, o que deve ser feito no máximo a cada 3 meses (90 dias) já que a gasolina acaba sujando quando entra em contato com o oxigênio.

Outra dica para evitar essa situação é abastecer o tanquinho de partida a frio sempre com gasolina premium. Quanto aos carros que não possuem tanquinhos, saiba que eles contém outra solução integrada, trata-se de um sistema de aquecimento dos injetores.

Dessa mesma forma, carro a álcool no frio pode ter sua partida prejudicada em dias com temperaturas mais baixas, tendo em vista que é preciso que o etanol esteja em estado gasoso para fazer o motor funcionar. Porém, com temperaturas mais baixas, o etanol não evapora com facilidade e, seu estado líquido, dificulta dar partida.Não se preocupe! Se seu carro não pega no frio, existem vários modos de resolver esse problema.

Motor a diesel

Nos motores a diesel é necessário que o combustível e o ar estejam em suas temperaturas corretas para que ocorra a ligação. Em dias frios, pode ser preciso esquentar o motor por algum tempo até que o carro consiga dar partida.

Carros flex ou a etanol podem dificultar a partida?

O tanquinho de partida a frio fica embaixo do capô do carro e próximo ao motor. Como já dito, uma dica para que o carro pegue sem grandes dificuldades no frio, é que se abasteça o tanquinho com gasolina premium. Isso porque, sua principal função é manter essa quantidade de gasolina para ajudar carros movidos a álcool no inverno com a partida, dando uma força ao motor.

Porém, caso seu carro não dê partida, é possível que o combustível no tanquinho já esteja velho. É importante lembrar que após três ou quatro meses, a gasolina perde sua validade.

Vale a pena observar se os outros componentes de partida do carro estão funcionando adequadamente. Caso seja um automóvel abastecido a álcool, verifique também o motor, a bateria e o sistema elétrico.

E se meu carro não tem o tanquinho?

Vale lembrar também que alguns modelos novos abdicaram do tanquinho. Por isso, caso seu carro não tenha o tanquinho para a partida fria, a dica é que se coloque um pouco de gasolina junto ao etanol.

Afinal, carros flex foram feitos pensando no uso tanto da gasolina, quanto do etanol, como também de uma mistura entre os dois.

E, nesses casos, a atenção com o sistema elétrico do carro deve ser redobrada! Isso porque em tempos mais frios, pode ser que o uso desse sistema seja ainda maior, como por exemplo, com o uso dos bicos injetores que dependem do sistema elétrico.

E se meu problema é na bateria? 

Se o seu carro não funciona no frio, talvez o problema esteja em sua bateria automotiva. A peça precisa de mais energia para funcionar em dias frios, o que pode sobrecarregá-la ao longo do tempo. É muito importante verificar as condições da bateria quando isso acontece, para que não se torne um problema crítico.

Neste caso, opte também por uma bateria de qualidade e saiba usar a peça para não deixar o carro sem energia.

Com informações de WWW.blog.mourafácil.com


+ Economia