​“Noiva desejada”, PMDB tem maior número de filiados​ em Franca. PSDB é segundo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de agosto de 2016 às 10:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os “piores” em filiação, segundo o TSE, são o Partido Novo e o PRTB, com apenas 2 filiados

Levantamento realizado pelo Jornal da Franca junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que o PMDB, do atual vice-prefeito Fernando Baldochi, detém o maior número de eleitores filiados entre as legendas habilitadas para as eleições deste ano.

Enquanto o PMDB lidera, o PT – Partido dos Trabalhadores – que governou a cidade por oito anos, em dois mandatos do ex-prefeito Gilmar Dominici, perdeu gás e é apenas o 5º colocado em número de filiados na cidade (veja tabela completa abaixo). 

O PMDB, que teve seu grande momento durante os governos Montoro e Quércia, a partir da primeira eleição de Sidnei Rocha, em 1982, lidera com 3.607 eleitores filiados. 

Em 2º lugar está o PSDB, do atual prefeito Alexandre Ferreira e do candidato Sidnei Rocha. Os tucanos contam com 2.770 eleitores filiados.

O PP – Partido Progressista, que perdeu nomes como da ex-vereadora Graciela David e do atual vereador Miguel Laércio Matias – Laercinho, mantém um número razoável de filiados, em 3º lugar, com 2.678. 

O PP tem hoje apenas um político com mandato na cidade: o vereador Nirley de Souza, irmão do deputado Gilson de Souza (DEM).

Em 4º lugar está justamente o DEM, sempre dominado na cidade pelo ex-deputado Gilson de Souza e que pela terceira vez tenta a eleição para prefeito. O Democratas soma 1.729 filiados.

Em 5º lugar está o Partido dos Trabalhadores que perdeu força com os escândalos dos governos Lula e Dilma e que se enfraqueceu também com a perda de lideranças sindicais que o acompanhavam na década de 90. 

Hoje o partido da estrela solitária tem apenas 1.590 filiados o que, para uma sigla que governou a cidade por dois mandatos e ainda é governo federal, é muito pouco.

Em 6º lugar está um partido também enfraquecido na cidade, mas que ainda carrega filiados dos tempos de Maurício Sandoval Ribeiro (deputado e prefeito) e Ary Balieiro (prefeito), com 1.572 filiados.

No lado de baixo da tabela, os “piores” em termos de filiação, segundo o Tribunal Superior Eleitoral são o Partido Novo e o PRTB, com apenas 2 filiados cada. 

Em seguida estão o PPL com 6 filiados, o PCB com 10, o PSTU com 12 e o Pros com 13.  


+ Política