No mesmo dia: pai conhece a filha de 18 anos e doa um rim para salvar a vida dela

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 20 de julho de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O procedimento foi um sucesso, o rim já produziu urina logo em seguida e isso mostra que tem grandes chances de ter um bom funcionamento

Um homem saiu de Boa Vista em Roraima para conhecer a filha em Santarém, no oeste do Pará. O encontro já seria emocionante se fosse só pelo encontro, mas ao saber que a filha, Acalita Maria Dias, de 18 anos tinha um problema renal crônico, o pai quis fazer muito mais que só encontrá-la.

“Não esperava que ao conhecer o meu pai biológico receberia um rim de presente”, contou Acalita.

Sim, um rim. A jovem de 18 anos contou que teve a iniciativa de contactar o pai, Daniel Vieira, de 41 anos, pelas redes sociais. Os dois rapidamente começaram a conversar e Acalita falou ao pai sobre o problema de saúde que enfrentava.

“A gente não se conhecia e alguns dias antes de eu completar 17 anos tive a iniciativa de mandar uma mensagem para ele, falei que eu era filha dele. Ele logo me respondeu, conforme fomos conversando eu contei sobre a minha condição clínica, sobre a doença. Então, o meu pai perguntou como poderia fazer para ser meu doador. Eu fiquei em estado de alegria e choque”, contou Acalita.

Compatibilidade

Ao saber da condição da filha que acabara de encontrar, mesmo que virtualmente, Daniel não pensou duas vezes. Ele queria ajudá-la de alguma forma, por isso resolveu sair de Roraima para conhecer a filha, fazer o teste de DNA e os exames de compatibilidade para iniciar os tramites quanto à doação de rim para a jovem.

“Quando ela fez contato comigo eu fiquei feliz e depois triste por saber da situação. É muito ruim saber que um filho nosso tem uma doença crônica. Eu não pensei duas vezes e vim para Santarém. A equipe do Hospital fez tudo acontecer de forma satisfatória e acolhedora”, relembra ele.

Os dois passaram pelos procedimentos necessários, além de serem atendidos pela equipe efetiva do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), onde o procedimento foi realizado.

Dois presentes no mesmo dia

Acalita ganhou um rim novo do pai biológico em um transplante realizado em junho deste ano. No dia 13 de julho, médicos e os pacientes comemoram 1 mês desde o procedimento; o transplante é considerado um sucesso até o momento.

Segundo o portal G1 Santarém, a jovem foi presenteada duas vezes, primeiro com o pai e depois com a doação do rim e tudo foi perfeitamente compatível.

Foi feita uma série de avaliações com diversos especialistas, entre eles, cardiologista, reumatologista, urologista, nutricionista, psicólogo.

O procedimento foi um sucesso, com resultado imediato, o rim já produziu urina logo em seguida e isso nos mostra que tem grandes chances de ter um bom funcionamento.


+ Boas Ações