NASA disponibiliza site que permite a visualização 3D do Sistema Solar. Confira

  • Nene Sanches
  • Publicado em 9 de setembro de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de navegar no Sistema Solar, você poderá aprender sobre planetas anões, gigantes gasosos, exoplanetas, estrelas, luas etc.

Após dois anos em atualização, a NASA finalmente entregou o site que permite a visualização 3D do Sistema Solar, o NASA’s eye.

Agora, as viagens interplanetárias estão mais fáceis e interativas do que antes, pois contam com melhores controles e navegabilidade.

Segundo publicação do portal Olhar Digital, essa é uma excelente oportunidade de aprender sobre o Espaço sem precisar de nenhum treinamento prévio ou qualquer outro aparato indispensável aos astronautas durante as explorações espaciais. Basta ter um dispositivo com acesso à internet e esse novo mundo estará ao seu alcance.

A plataforma permite que o usuário visualize as condições dos planetas, satélites e sondas no passado, presente e futuro.

Veja por onde a sonda Perseverance, que está em Marte, passou. Trace o curso da missão Artemis, que pretende levar o homem de volta à Lua. As possibilidades são inúmeras, afinal, a NASA disponibilizou dados de mais de 125 missões.

O produtor do software “Eyes on the Solar System“, Jason Craig, disse que “a beleza do novo sistema, baseado em navegador, é que ele realmente convida à exploração. Você só precisa de uma conexão com a internet, um dispositivo que tenha um navegador da Web e alguma curiosidade”.

Potencialidades do site

Além de navegar no Sistema Solar, você poderá aprender sobre planetas anões, gigantes gasosos, exoplanetas, estrelas, luas etc., uma infinidade de astros.

É possível, inclusive, assistir à trajetória do cometa Halley, que passou pela Terra em 1986, ou entrar em contato com eventos futuros, no ano de 2049, por exemplo.

De acordo com o portal Phys, o visual do site é muito impressionante. Se você tem dúvida no tamanho, nas cores e nas formas dos planetas, é possível compará-los lado a lado, e até mesmo modular a perspectiva e a iluminação. Essa atualização ficou extremamente interativa.


+ Astronomia