Não estrague o seu café! Entenda como a água certa influencia na qualidade da bebida

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 28 de abril de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mas de nada adianta só comprar um pó de café caro e achar que terá um bom café. A qualidade da água usada no preparo também influencia

 

Tem quem aprecie um bom café de qualidade a ponto de escolher a dedo a marca do pó, o modo de preparo e até o tamanho da xícara.

Mas de nada adianta só comprar um pó de café caro e achar que terá um bom café. A qualidade da água usada no preparo também influencia, e muito, o sabor do café.

Veja como a água interfere no café e como usá-la para fazer o café perfeito.

Por que a água é tão importante no café?

Por mais importante que a água seja para a nossa sobrevivência, na gastronomia ela é constantemente menosprezada, até mesmo nas bebidas.

Mas, quando paramos para pensar, o café é feito com um processo de infusão. Por causa disso, mesmo se você gostar de um café bem forte, mais de 90% da composição de um café é na verdade água.

Assim, é essencial que ela seja o mais neutra possível para que não deixe nenhum sabor. Qualquer variação é capaz de alterar o gosto do café e ninguém quer ver seu precioso café ser estragado por causa da água, não é mesmo?

A água pura tem gosto

Aprendemos desde cedo na escola que a água é insípida, inodora e incolor. De fato, é importante que a água não tenha cor e nem odor, qualquer alteração neste sentido é sinal de atenção.

Mas a água que nós consumimos não é insípida e tem, sim, gosto, por mais discreto que seja.

A água tem minerais e compostos orgânicos na sua composição que tornam a bebida própria para o consumo. Uma água destilada, 100% pura, livre de minerais e sem sabor é, na realidade, até prejudicial ao corpo.

Os minerais que fazem bem para nosso organismo, mas também alteram o sabor. É por isso que copos de água de fontes diferentes podem ter paladares diferentes.

E, como você pode imaginar, este fator interfere na infusão do café.

Como os pequenos componentes da água afetam o café

Para que a água seja boa para o café, ela não deve ter substâncias orgânicas na composição. Até as mais inofensivas podem afetar a cor e o gosto da água e, por consequência, o seu café.

Para preparar esta bebida, o ideal é que a água tenha um índice de ph 7 e contenha entre 50 e 175 partes de cálcio por milhão.

O ph determina a acidez ou alcalinidade. Um ph 7 está no meio da escala, ou seja, é neutro. Já o cálcio é responsável pela textura da água.

Lembre-se que muito nem sempre é melhor. Um excesso de minérios na água deixa o café mais brando.

Mas poucos minérios deixa uma sensação meio pegajosa e não fica tão cheiroso. Já a quantidade certa e equilibrada do minério realça a acidez e as notas frutadas do café.

Como garantir o café perfeito?

A princípio, a água potável que bebemos de filtros já está  ou deveria estar  bem próximo aos valores ideais.

Mas, como os valores tendem a variar, é difícil sabermos com exatidão sem ser conferindo relatórios dos órgãos responsáveis.

Existem ferramentas de testes domésticos de dureza da água, ou seja, da quantidade de minérios na composição, apesar de pouco prático para a maioria da população.

No caso de água engarrafada, no entanto, é possível conferir esses números no próprio rótulo. Caso a água esteja com minerais demais, é possível usar um descalcificador ou um jarro com filtro especial.

Essas soluções nem sempre são práticas para quem só quer um cafézinho caseiro, mas são importantes para quem trabalha com a venda da bebida.

O problema pode estar na cafeteira

Nem sempre a água sozinha é a culpada. Em cafeteiras, o acúmulo de minerais e até de outras substâncias ao longo do tempo pode alterar a consistência da água.

Por causa disso, é importante fazer a manutenção e limpeza periódica em todo o aparelho, caso necessário descalcificando a máquina.

Evite também deixar a água parada em recipientes transparentes perto do sol ou de locais quentes. Prefira vasilhas opacas com melhor isolamento térmico e armazenado longe do calor. É uma maneira fácil de prevenir que a água sofra alterações e afete seu café.

*Informações Tudo Gostoso


+ Gastronomia