Não causou boa impressão no primeiro encontro? Há um excelente remédio para isso!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 19 de março de 2021 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Não é apenas um velho ditado, as primeiras impressões realmente importam – entenda por quê

Uma primeira boa impressão é sempre marcante, mas isso também pode ser mudado

 

Nos negócios, como na vida, é importante causar uma boa primeira impressão.

E uma interação positiva inicial de confiança pode ser útil na construção de um relacionamento de confiança duradouro.

Psicólogos constataram agora que confiar em uma pessoa desde o início pode trazer benefícios ao longo da vida do relacionamento, inclusive depois de uma violação futura dessa confiança.

“Não é apenas um velho ditado, as primeiras impressões realmente importam, especialmente quando se trata de confiança,” explica a professora Rachel Campagna, da Universidade de New Hampshire (EUA).

“Durante uma interação inicial, um dos fatores mais importantes e imediatos que as pessoas consideram sobre outra pessoa é a confiabilidade”.

“Isso pode afetar sua disposição de aceitar o risco e a vulnerabilidade e pode ajudar a desenvolver percepções e comportamentos futuros, como cooperação, seja para trabalho, negociações ou parcerias. A coisa se torna mais complexa depois de um intervalo significativo de tempo entre as interações. ”

Conquistando a confiança com ações

Os pesquisadores descobriram que, se a confiança é estabelecida em uma primeira reunião, mas logo depois uma das pessoas viola essa confiança, os outros tendem a perdoar mais porque automaticamente voltam à impressão inicial.

No entanto, o que eles acharam igualmente interessante foi que, se as pessoas não fossem confiáveis durante uma primeira reunião, ou começassem com o pé errado e tivessem a oportunidade no futuro de violar ainda mais essa confiança, mas não o fizessem, elas na verdade passaram a ser consideradas as mais confiáveis de todas.

Em outras palavras, uma pessoa que tinha passado uma primeira impressão de não confiável, mas justifica a confiança no futuro, passa à frente em confiabilidade até mesmo daquelas que causaram uma boa primeira impressão.

“Um bom exemplo é entrar em uma negociação com um vendedor e a confiança ser questionada nesse primeiro encontro,” explica Campagna.

“Mas quando as duas pessoas se encontram novamente para finalizar a negociação, como assinar contratos, o cliente descobre que o vendedor fez algo para ajudá-lo que não era esperado”.

“Esse simples ato é uma oportunidade de consertar qualquer impressão negativa de confiança inicial e pode até mesmo fortalecê-la com ações, como dar boas indicações do outro no futuro.”

*Informações Diário da Saúde


+ Comportamento