Muita gente reclama da famosa “vista cansada”. Saiba o que pode causar esse incômodo

  • Marcia Souza
  • Publicado em 25 de novembro de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Boa parte da população tem problemas para enxergar de perto após os 40 anos; médica explica as razões

População com cegueira vai dobrar até 2050

Boa parte da população tem problemas para enxergar de perto após os 40 anos; médica explica as razões

Envelhecer é um processo natural do corpo, no qual o desgaste das estruturas e a diminuição na produção de certas substâncias interferem no desempenho do organismo.

Mesmo que de maneira mais leve, acomete boa parte dos órgãos, inclusive um dos mais fundamentais para os nossos sentidos: os olhos.

Ao passar dos 40 anos, é inevitável começar a afastar ou aproximar os objetos em busca de nitidez. Mas o que significa a vista cansada?

Presbiopia

Um dos sintomas da vista cansada, a presbiopia, quando ocorre a perda da elasticidade do cristalino, uma lente que temos dentro dos olhos responsável por focalizar objetos a diferentes distâncias dos olhos.

Popularmente conhecida como “síndrome do braço curto”, é uma alteração fisiológica normal, principalmente para pacientes que têm boa visão à distância.

“Dores de cabeça ou fadiga após realizar tarefas que exijam a visão de perto também podem apontar o problema. Somente um exame oftalmológico, acompanhado pela análise, vai definir se esses sintomas são realmente a presbiopia ou algum outro problema ocular”, explica a Dra. Camilla Duarte, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

O que fazer?

A especialista detalha que mesmo as pessoas com miopia percebem que a visão de perto fica embaçada, mesmo ao utilizarem seus óculos ou lentes de contato habituais. A Dra. Camilla indica os seguintes tratamentos para a “vista cansada”:

– Cirurgia de correção a laser pela técnica da monovisão;

– Uso de lentes de contato mono ou multifocais;

– Uso de lentes intra-oculares bifocais, trifocais ou de foco extendido;

Muito comum

De acordo com estimativas, quase dois bilhões de pessoas em todo o mundo têm presbiopia. A indicação ao começar a notar sinais e sintomas de “vista cansada” é buscar um especialista e realizar o exame oftalmológico, para obter orientação adequada sobre as melhores opções para corrigir a visão de perto.


+ Bem-estar