Meteorologistas avisam: frente fria chega nesse fim de semana e derruba temperatura!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 23 de outubro de 2021 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chuva chega ao interior de SP neste domingo, 24; ainda assim, não estão descartados episódios de nuvem gigante de poeira

Frente fria traz chuva e queda de temperatura para o interior de São Paulo neste domingo, 24

 

O tempo continua instável no centro-sul do país neste final de semana. A chegada de uma nova frente fria somada à umidade vinda da Amazônia irá provocar queda nas temperaturas e chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ainda assim, nova nuvem de poeira pode se formar em algumas regiões.

As chuvas começam já neste sábado (23) na região Sul, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que podem registrar temporais com incidência de raios, granizo e fortes rajadas de vento. O sol volta à região no decorrer do domingo (24).

Em contrapartida, no domingo, a chuva segue em direção ao Sudeste, alcançando São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso – onde possivelmente serão registrados os maiores volumes pluviométricos no decorrer do dia.

A chuva forte irá marcar presença já pela manhã em todo o estado paulista e deve se prolongar durante o dia. Pancadas de chuva podem ser registradas em Minas Gerais (principalmente no Triângulo Mineiro) durante a tarde e na capital fluminense, à noite – após um final de semana de sol forte.

De acordo com César Soares, meteorologista da Climatempo, o clima frio deve durar até a próxima quarta-feira (27).

“A pior condição ocorre no domingo entre SP, MS, RJ e sul de MT e GO. Após isso as instabilidades perdem força e a chuva vai enfraquecendo. Entra em cena o ar frio, mas nessa época do ano, até o frio não dura muito tempo”, explica Soares.

Nova nuvem de poeira

Ainda assim, não foi descartada a possibilidade da formação de novas nuvens de poeira no Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e no sul de Goiás e Minas Gerais no sábado (23).

“Nessas áreas teremos ventos fortes no sábado, antes da passagem da frente fria. Somado a isso, ainda temos o solo com camadas bem secas. Por isso, não está descartada a possível ocorrência desse tipo de fenômeno, principalmente no sábado”, diz Soares.

Segundo os especialistas, a formação é consequência de um fenômeno chamado de frente de rajada e consiste na combinação da poeira acumulada ao longo de semanas de estiagem com os fortes ventos que ocorreram antes das chuvas.

“Frente de rajada acontece toda vez que a gente tem o alinhamento de grandes nuvens carregadas que acabam gerando ventos fortes à sua frente”, explica Soares. De acordo ele, em uma estação de transição como a primavera, esse tipo de fenômeno é comum.

*fonte: G1 e Climatempo


+ Tempo