Meteoro explode duas vezes e deixa rastro no céu: “O mais incrível que já vi”

  • Nene Sanches
  • Publicado em 22 de abril de 2022 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Professor Marco Antonio Medeiros explicou que se trata de um duplo bólido, que é quando o meteoro “explode” duas vezes no céu.

Um físico e professor conseguiu registrar a passagem de um meteoro no interior de São Paulo.

Marco Antonio Centurion Medeiros, de 31 anos, flagrou o momento em que o corpo celeste rasga o céu de Sorocaba (SP) e chama atenção por “explodir” duas vezes, criando uma luz intensa. Segundo o professor, o registro foi feito na quarta-feira (20).

Ao g1, Marco Antonio explicou que se trata de um duplo bólido, que é quando o meteoro “explode” duas vezes no céu. Nas imagens gravadas pela câmera da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) é possível ver o rastro de luz (veja abaixo).]

“Já tinha visto alguns duplos antes, mas esse surpreendeu demais. Comentei com alguns amigos que acho que esse foi o mais incrível que registrei. O enquadramento pegando todo o meteoro e por ser duplo ainda. Sei lá quando vou pegar um desses de novo”, comemora Marco.

O registro foi feito por volta das 19h20 por duas estações, uma apontada a oeste e outro a nordeste. De acordo com Marco, análises preliminares feitas pela equipe da Bramon indicam uma magnitude aparente de -1,6, referente à escala de luminosidade, o que indica ser um fenômeno luminoso.

Já informações mais específicas, como trajetória e procedência do meteoro, ainda estão sob análise.


+ Astronomia