Mês de abril tem primeira chuva mais intensa de estrelas cadentes e eclipse parcial

  • Nene Sanches
  • Publicado em 3 de abril de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os Líridas são capazes de produzir rastros criados por gás ionizado que são visíveis por alguns segundos após a passagem do meteoro

A primeira chuva mais intensa de estrelas cadentes do ano e visível no Brasil será a dos meteoros Líridas ou Lirídeos, na madrugada do próximo de 23 de abril, um sábado.

A chuva de meteoros Líridas acontece anualmente entre os dias 16 e 25 de abril. Em 2022, seu pico será nas primeiras horas do dia.

Em condições ideais, podem ser observados até 20 meteoros por hora. Como o nome sugere, os meteoros partem da constelação de Lira. Nesta noite, o que veremos no céu são partículas de poeira deixadas pelo cometa C/1861 G1 Thatcher, descoberto em 1861.

Efeitos mágicos

Os Líridas também são capazes de produzir rastros criados por gás ionizado que são visíveis por alguns segundos após a passagem do meteoro, de acordo com o portal earthsky.org.

As “estrelas cadentes” geralmente são mais bem vistas entre a meia-noite e o amanhecer.

Eles irradiam de perto da estrela brilhante Vega na constelação de Lyra the Harp e serão vistos a olhos nus.

Lua Rosa

Além dos Lyrids, abril trará uma lua rosa cheia em 16 de abril. Não se deixe enganar pelo nome, no entanto – a lua não assumirá uma cor rosada. Em vez disso, o nome vem do phlox selvagem, uma flor rosa que normalmente floresce em abril.

De acordo com o Almanaque do Fazendeiro, a Lua Rosa também é chamada de Lua Cheia de Grama e Lua Cheia de Peixes.

Eclipse

O eclipse solar de 30 de abril de 2022 será um eclipse solar parcial que será visível sobre o Oceano Antártico, no Chile e no sudoeste da Argentina.

O eclipse solar parcial, como o nome sugere, ocorre quando a lua cobre apenas uma parte do Sol. Neste caso, não é indicado olhar diretamente para a estrela, mas sim para o seu reflexo.

Na Argentina, será possível ver o satélite cobrir pouco mais da metade do Sol.

E em maio tem mais chuva de estrelas cadentes e a aguardada Lua de Sangue que é espetacular. Aguarde!

(Com informações do Gizmodo,  AL  e Só Notícia Boa)


+ Astronomia