Medo? Veja quatro motivos que fazem seu cachorro latir para uma pessoa sem parar

  • Nene Sanches
  • Publicado em 22 de julho de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Não existe um único fator para que um cachorro continue latindo mesmo após comandos que tentem tranquilizá-lo. Conheça alguns sinais

É importante lembrar que os cães, antes de serem domesticados, apresentavam um comportamento territorialista. Sendo assim, não gostavam que outros animais se aproximassem do seu território. Enquanto estão no seu espaço de segurança, algumas raças não gostam de ser incomodadas.

Além disso, entenda outros fatores que explicam o porquê dos cachorros latirem na direção de estranhos.

01. Agressividade? Latir nem sempre anuncia ataques

Embora o latido seja uma forma de comunicação natural para os cães, nem sempre indica agressividade. Nesse caso, eles podem latir por diversas razões, como alertar sobre a presença de estranhos, expressar excitação ou desejo de brincar. É importante observar o contexto no qual o latido está inserido.

02. Medo e traumas ligados a episódios de violência

Os cães que passaram por experiências traumáticas ou violentas costumam assumir uma postura de alerta. Portanto, latem em excesso como uma resposta ao medo e a própria sensação de segurança.

Isso se deve a situações de abuso, maus-tratos ou eventos assustadores que deixam cicatrizes emocionais. Desse modo, é preciso procurar um profissional que realiza terapia animal.

03. Desconfiança pelo cheiro dos hormônios do corpo humano

Os cachorros têm um olfato altamente desenvolvido e conseguem detectar mudanças químicas nos odores corporais humanos. Alterações hormonais, como gravidez, menstruação ou variações emocionais chamam a sua atenção. Aquelas raças que são mais sensíveis reagem na presença desses estímulos.

04. Desejo de chamar atenção para algum problema

Um cão pode latir para chamar a atenção de seus donos quando está se sentindo entediado ou solitário. Uivos, choros e latidos revelam que ele necessita de algo, como alimento, água ou passeios para urinar.

Segundo o portal Edital Concursos Brasil, o cachorro aprende que o latido é eficaz para obter atenção ou uma resposta humana. Para reduzir esses latidos, é importante atividade física e mental adequadas ao seu porte, garantindo que a sua saúde esteja preservada.


+ Animais