Maior superlua de 2.022 acontece agora em julho; veja o dia e o melhor horário

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 2 de julho de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No dia 13 de julho, a Lua cheia começa às 15h38 (horário de Brasília). O ápice da superlua deve ser por volta das 19h34m.

Depois da “Superlua de Morango” o fenômeno volta a se repetir com a lua cheia de julho. Tradicionalmente, a lua cheia desse mês é conhecida como “Lua dos Cervos”, mas possui ainda outras denominações como “Lua do Trovão”. Dessa vez, será uma Superlua, segundo Fred Espenak,  observador de eclipses da NASA.

Segundo o portal Olhar Digital, as definições de superlua podem variar bastante, já que o tamanho em que o satélite parece maior visto aqui da terra é relativo. No entanto, os observatórios consideram que a Lua dos Cervos será a terceira Superlua de 2022 e o melhor: deve ser a maior delas.

Como ver a Superlua dos Cervos?

A superlua é visível a olho nu e faz o satélite natural da Terra ficar maior e mais brilhante quando visto daqui. No dia 13 de julho, a Lua cheia começa às 15h38 (horário de Brasília). O ápice da superlua deve ser por volta das 19h34m.

O que é uma Superlua

Uma Superlua acontece quando o satélite  natural chega à fase completa ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra. Durante esse evento, a Lua aparenta ser 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

Suas aparições são poucas ao longo do ano porque precisam acontecer na hora certa e no tempo certo, diferente da cheia normal, que ocorre todo mês. Isso ocorre, pois, durante a órbita do satélite na Terra, ela passa por dois pontos importantes: o perigeu e o apogeu, dois pontos distintos causados pelo formato elíptico da órbita.

Assim, enquanto o apogeu representa o ponto em que o astro está mais longe da Terra, no perigeu ela está cerca de 50 mil quilômetros mais próxima de nosso planeta. Ou seja, para a  Superlua acontecer ela deve estar na fase cheia e no perigeu ao mesmo tempo.


+ Astronomia