Macacos têm senso de humor e suas brincadeiras fofas viram vídeo científico

  • Robson Leite
  • Publicado em 24 de fevereiro de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Brincadeiras, documentadas em vídeo, mostram em uma das imagens um filhote dando tapinhas em sua mãe para chamar a atenção

Uma pesquisa recém publicada descobriu que macacos têm senso de humor, sim, e adoram fazer caras e bocas e brincadeiras com seus semelhantes. As provações envolvem inclusive elementos de surpresa.

A constatação é de biólogos cognitivos e primatologistas norte-americanos e alemães, que se juntaram para documentar as provações lúdicas em quatro espécies de grandes símios.

No vídeo publicado pelos pesquisadores, é possível ver vários primatas fazendo “macaquices”.

“Os grandes primatas são excelentes candidatos para provações lúdicas, pois estão intimamente relacionados conosco, participam de brincadeiras sociais, demonstram risos e demonstram uma compreensão relativamente sofisticada das expectativas dos outros”, disse Isabelle Laumer, pesquisadora na Universidade da Califórnia e do Instituto Max Planck de Comportamento Animal.

Provocações e respostas

As equipes da Universidade da Califórnia, do Instituto Max Planck, da Universidade de Indiana e da Universidade da Califórnia em San Diego, realizaram várias análises para entender melhor as interações sociais espontâneas.

E também compreenderam o caráter dessas interações: se eram direcionadas a um alvo específico ou se persistiam e se intensificaram ao longo do tempo. O resultado, captado em vídeo, foi surpreendente.

Os pesquisadores descobriram que orangotangos, chimpanzés, bonobos e gorilas apresentavam um comportamento provocativo, que eram sempre acompanhados de brincadeiras.

18 comportamentos para chamar a atenção

Ao todo, foram 18 comportamentos distintos de provação. Muitos deles pareciam ser usados para obter uma resposta, ou pelo menos atrair a atenção do alvo.

“Era comum que os provocadores agitassem ou balançassem repetidamente uma parte do corpo ou objeto no meio do campo de visão do alvo, batessem ou cutucasse, olhassem atentamente para seu rosto, interrompesse seus movimentos, puxassem seus cabelos ou realizassem outros comportamentos que eram extremamente difíceis de serem ignorados pelo alvo”, disse Erica Cartmail, professora da UCLA.

Brincadeiras em vídeo

As brincadeiras, documentadas em vídeo, mostram em uma das imagens um primata filhote dando tapinhas em sua mãe para chamar a atenção. Depois, ele sai logo correndo, todo brincalhão!

Aí, o pequeno busca o contato visual, tudo isso para ver a reação dela.

Semelhante aos humanos

Segundo pesquisadores, as provações dos macacos se assemelham a comportamentos humanos.

“Semelhante à provocação em crianças, a provação lúdica dos macacos envolve provocação unilateral, espera de resposta em que o provocador olha para o rosto do alvo diretamente após uma ação de provocação, repetição e elementos surpresa”, disse Isabelle.

Além disso, apesar de vários primatologistas já mencionarem comportamentos semelhantes ao de humanos em chimpanzés, este novo estudo foi o primeiro a focar nas provações lúdicas.

“De uma perspectiva evolutiva, a presença de provocações lúdicas em todos os quatro grandes símios e suas semelhanças com provocações e brincadeiras divertidas em bebês humanos sugere que as provocações lúdicas e seus pré-requisitos cognitivos podem ter estado presentes em nosso último ancestral comum, há pelo menos 13 milhões de anos. atrás”, concluiu a pesquisadora, segundo publicação do portal Só Notícia Boa.

Assista ao vídeo:


+ Animais