Má postura acaba inibindo o riso, prejudicando o coração e também a pressão

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 18 de fevereiro de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O riso não é apenas uma válvula de escape ao estresse, mas pode fazer bem à saúde, de acordo com alguns estudos.

Má postura está diretamente ligada ao humor e saúde do coraçãoPostura está diretamente ligada ao humor e saúde do coração

 

Duas pesquisas examinaram o papel do riso na saúde. Uma delas acompanhou um grupo de pessoas que foram instruídas a assistir comédia ou um documentário e foram monitoradas durante os filmes.

Naqueles que haviam assistido a comédia foi verificado que mais sangue passava pelas artérias em um dado período de tempo.

Menos sangue geralmente é associado com pressão alta e doenças do coração. “Rir parece ser a solução para um coração saudável”, disse o autor do trabalho, Jun Sugawara.

Outro estudo encontrou resultados semelhantes na função vascular. Voluntários que assistiram comédia apresentaram os vasos sanguíneos mais dilatados quando viam o filme.

Essa condição influenciada pelo riso também se manteve por um período de 24 horas. “Assistir a uma comédia melhora a dilatação, mas ver um documentário sobre um tema pesado prejudica os vasos, já que eles se contraíram quase 18%”, relata o autor Takashi Tarumi.

A postura

É cada vez maior o número de evidências de que ter uma boa postura pode trazer uma série de benefícios à saúde e até mesmo melhorar o humor. E, quanto mais bem humorado, mais risadas você vai dar!

Já se sabia que a depressão pode levar à adoção de má postura (como nos desenhos, personagens cabisbaixos estão quase corcundas). Mas, pesquisas parecem estar demonstrando que o inverso também é verdadeiro.

Ou seja, costas tortas podem fazer o seu humor ficar para baixo, assim como os seus ombros, segundo mostrou artigo publicado no Clinical Psychology and Psychotherapy

O jeito certo de ficar ‘direito’ é manter as orelhas sobre os ombros, ombros sobre os quadris e quadris sobre os joelhos. Fique atento à isso e lembre-se: se rir é o melhor remédio, a postura pode ser a cápsula!

*Informações SportLife


+ Saúde