Legislativo dá bom exemplo e vai plantar mais de 20 mil mudas de árvores em parques

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 21 de abril de 2022 às 13:00
  • Modificado em 21 de abril de 2022 às 13:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é dar contrapartida ao meio ambiente pelo programa Alesp Preserva, em ação de sustentabilidade

Objetivo é dar contrapartida ao meio ambiente pelo programa Alesp Preserva, em ação de sustentabilidade

Ao todo 20 mil mudas de árvores serão plantadas pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em parques estaduais até o final de 2022.

A iniciativa, parte do programa de sustentabilidade Alesp Preserva, compensará o carbono (CO²) emitido pelos deputados e funcionários do Legislativo nos últimos três anos.

O dióxido de carbono ou CO² é proveniente da queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, e de queimadas e desmatamentos. É o principal gás do efeito estufa (GEE) e o que mais contribui para as mudanças climáticas.

Buscando reequilibrar o impacto que a emissão do CO² gera na atmosfera, a compensação funciona como uma indenização ambiental, feita principalmente por meio do plantio de árvores. De acordo com o Instituto Brasileiro de Florestas (IBFlorestas), a cada sete árvores plantadas, uma tonelada de CO² deixa de poluir o planeta.

Para o plano de compensação, a Alesp realizou um levantamento para identificar o volume de CO² emitido pelos funcionários e visitantes da Casa, levando em consideração deslocamento, tipo de transporte e combustível utilizado, consumo de energia elétrica e resíduos gerados.

O resultado do levantamento que quantificou os gases emitidos entre os anos de 2020 e 2021 apontou uma emissão de 1.763,3 toneladas de CO2 advindas de atividades relacionadas à Assembleia Legislativa.

Além do levantamento, também foi realizado um estudo para a previsão do volume de gases que serão emitidos pela Alesp em 2022, chegando, por fim, no número de 20 mil mudas de árvores necessárias para a mitigação do CO2 produzido nestes três anos.

Atualmente a Fundação Florestal, ligada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, estuda onde deverão ser plantadas as 20 mil mudas, equivalentes a uma área de 12 hectares de terra. A previsão é que as árvores sejam distribuídas por parques estaduais de São Paulo, como o Parque Ibirapuera.

Alesp Preserva

Lançado em 2021, o Alesp Preserva é o programa de sustentabilidade da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para a promoção de ações de preservação dos recursos naturais e de combate às mudanças climáticas.

As ações do programa incluem a economia de água por meio da implantação de um sistema de reuso, a utilização de energia renovável com a instalação de painéis de energia solar no Palácio 9 de Julho e o programa Alesp Sem Papel, que pretende reduzir o uso do papel na Casa até o final de 2022, substituindo por softwares de gestão e produtividade.

Com a compensação de carbono, o Legislativo paulista pretende alcançar o selo Carbono Zero, implantando metas de redução e planos para a mitigação das emissões de CO2 – parte da adesão da Alesp ao Acordo Ambiental de São Paulo, firmado na COP21 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), no ano passado.


+ Meio Ambiente