Lábios rachados e ressecados? Conheça dicas para resolver esse incômodo problema

  • Marcia Souza
  • Publicado em 29 de outubro de 2023 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de atrapalhar o visual, laços ressecados podem doer e atrapalhar o dia

Além de atrapalhar o visual, laços ressecados podem doer e atrapalhar o dia

Com o clima frio, dê à delicada pele de seus lábios um pouco de tratamento extra.

Neste período esta região costuma rachar. Os lábios ressecados são o principal fato para que isto ocorra.

Além de atrapalhar o visual, laços ressecados podem doer e atrapalhar o dia

Veja o que pode ser e o que é necessário fazer para evitar esse incômodo:

– Não lamba seus lábios!

Quando seus lábios estão secos, é natural querer lambê-los para torná-los úmidos.

Mas lamber os lábios tem, na verdade, o efeito oposto.

Uma vez que você coloca saliva nos lábios, ela realmente os faz secar mais rápido, tornando os lábios ainda mais secos em geral.

Além disso, as enzimas que estão na saliva e que são destinadas a digerir os alimentos são irritantes para os lábios.

– Use um protetor labial à base de pomada

Isso bloqueará a umidade e ajudará a curar rachaduras na pele.

Procure uma pomada cicatrizante que contenha vaselina, óleos essenciais ou glicerina. Outro ingrediente importante é o protetor solar específico.

Apesar das temperaturas mais baixas, o sol ainda brilha no inverno. Seus lábios ainda podem queimar e são mais suscetíveis a queimar mais do que o resto do rosto, pois a pele é mais fina e delicada.

Evite protetores labiais que contenham cânfora, eucalipto e mentol. Esses ingredientes inicialmente são calmantes, mas, na verdade, ressecam os lábios e pioram o problema.

Quando seus lábios ficam mais secos e irritados, você aplica mais desse tipo de protetor labial e o ciclo continua.

– Não morda, escove ou esfregue os lábios quando eles estiverem escamosos ou descascando

Você pode sentir a necessidade de se livrar da sensação incômoda que a descamação causa – porque é desconfortável quando você está acostumado com a sensação de suavidade dos lábios.

É muito melhor não esfregar os lábios ou arrancar a pele descascada com os dentes ou os dedos.

Isso só cria rachaduras e feridas nos lábios e pode piorar as coisas. Em vez disso, aplique um bálsamo à base de pomada, que será calmante e ajudará a curar seus lábios.

Assim, não belisque ou lamba os lábios. É tão tentador apenas tirar a pele seca, mas não adianta muito.

Você não está apenas rompendo a pele – muitas vezes causando sangramento – mas também dando continuidade ao ciclo de secura.

Esfolie com um produto suave. Em vez de escolher descascar ou lamber os lábios, tente usar um esfoliante suave junto com protetores labiais sem perfume.

Esfregar agressivamente não ajudará seus lábios e, na verdade, os tornará piores. Mas um esfoliante suave com óleos pode ajudar a livrar-se da pele morta e, ao mesmo tempo, repor a umidade.

Trate imediatamente a descamação grave e as fissuras. Se você deixá-los assim, eles podem piorar, possivelmente infectar ou até mesmo causar uma afta mais séria.

O vírus da herpes tem tendência a atacar quando o sistema imunológico está baixo, o que pode acontecer com mais frequência no inverno.

E quando seus lábios estão descascando, rachando e ressecando, isso não ajuda a situação, criando um ambiente mais ideal para aquele invasor chato porque suas defesas estão baixas.

– Aplique protetor labial antes de ir para a cama

Muitas pessoas dormem com a boca aberta. Oito horas de inspiração e expiração pela boca podem ressecar seriamente os lábios. O protetor labial pode ajudar muito.

Considere também o uso de um umidificador à noite se o ar em sua casa estiver seco com o aquecedor.

Tente adicionar proteção labial como parte da sua rotina matinal, de dormir e ao ar livre. Compre um par de bastões de manteiga de cacau ou pomada e coloque um ao lado da cama, e leve um na sua bolsa ou carro para que você tenha sempre à mão.

Use bastões labiais sem fragrância. Sabemos que os bastões estão de volta e pode ser realmente tentador reviver sua infância com esses protetores labiais perfumados e brilhantes.

Mas, antes de usar bastões labiais cheios de fragrâncias, você pode pensar em adiar se tiver já com os lábios rachados.

As fragrâncias podem ser irritantes para a pele, especialmente se você tem ela sensível e, com os lábios, não são diferentes. Tente pegar bastões labiais sem aroma.

– Beba muita água

Sabemos que é sempre um conselho, mas é realmente importante obter água o suficiente.

Você não só precisa de água para sobreviver, mas também de sua pele para se hidratar.

Neste outono-inverno, não deixe os lábios rachados incomodarem você. Tente usar bastões labiais sem perfume, lute contra a vontade de descamar ou lamber os lábios, mantendo-os hidratados, esfoliando suavemente para mantê-los macios.

Protegendo seus lábios, antes de sair em um clima frio e seco, aplique esses cremes labiais ou bálsamos lubrificantes que já contém protetor solar – e depois cubra os lábios com um lenço. Reaplique frequentemente ao ar livre.

Evite alérgenos ou contato com irritantes, como fragrâncias ou corantes, em cosméticos ou produtos para a pele. Respire pelo nariz, já que respirar pela boca pode causar ressecamento dos lábios.

Se a rachadura for severa e não responder ao tratamento em casa, consulte seu médico. Raramente, lábios rachados persistentes podem indicar um problema latente.

Se você tem lábios persistentemente secos ou rachados, então pode ser a hora de consultar o seu médico.

Um dermatologista certificado pode ajudar a diagnosticar a causa subjacente da secura labial e prescrever um tratamento personalizado para você.


+ Comportamento