Já sentiu vontade de chorar do nada? Entenda o que pode ser esse comportamento

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 1 de agosto de 2022 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chorar demais pode levar à dúvida se aquilo é só uma tristeza decorrente de algo que aconteceu ou se a causa é uma doença, como a depressão

Chorar uma vez ou outra pode ser inevitável – foto Freepik

 

Um choro vez ou outra parece ser inevitável. Seja por ter um dia difícil, muito estresse acumulado ou até por sintomas clássicos da TPM (tensão pré-menstrual), as lágrimas podem rolar soltas sem que você se dê conta do porquê. Mas existe uma razão por trás disso, viu?

Para isso, a psiquiatra Maria Francisca Mauro, recomenda escutar o nosso corpo. Afinal, não tem nenhum problema em ser meio “manteiga derretida” e chorar em filmes e histórias, não é mesmo?

Contudo, a especialista pontua que um comportamento específico deve soar o alerta de que algo não vai bem: quando, além do choro, a pessoa não vê mais graça em nada, nem ri.

Tristeza X depressão

Chorar demais pode levar à dúvida se aquilo é só uma tristeza decorrente de algo que aconteceu ou se a causa é uma doença, como a depressão.

Segundo a médica, o sentimento de estar triste precisa estar associado a um motivo, tais quais o término de um relacionamento ou a perda de um ente querido, por exemplo.

Já quando a tristeza parece ser constante, é hora de buscar ajuda.

“Mesmo com tantos pontos em comum, a depressão e a tristeza são conceitos amplamente diferentes. A tristeza é uma das consequências da depressão, juntamente com outros sintomas, como a angústia e a apatia”.

“Também, em especial, sono e fome podem ficar alterados, assim como a forma de pensar sobre a vida”, detalha Maria.

Será que é depressão?

Se o único sintoma for a vontade de chorar do nada, a psiquiatra diz que isso não é, necessariamente, um sinal da doença psicológica. Para avaliação e diagnóstico, ela explica que outros sintomas precisam ser considerados:

– não ter vontade de sair de casa;
– pessimismo;
– não ter prazer na vida;
– falta de concentração;
– falta de sono ou sono demasiado.

Ao notar um desses sinais juntamente ao choro sem causa aparente, é hora de buscar ajuda médica, ok?!

Dicas para se sentir melhor

“Tenho certeza que algumas atitudes vão te fazer sentir muito melhor. Comece conversando com amigos e familiares. Construir uma rede de apoio é essencial para os momentos em que nos sentimos para baixo, tristes e com vontade de chorar sem motivo”.

“Falar com pessoas próximas sobre o que lhe aflige, desabafar e colocar tudo para fora continua sendo um bom início para cuidar de emoções ruins”, ensina a especialista.

Além dessa, ela lista outras medidas úteis para espantar o choro sem causa aparente e cuidar da saúde mental. Confira:

– Tire um tempo para si, colocando o autocuidado na rotina;
– Pratique exercícios;
– Alimente-se bem;
– Busque ajuda de psiquiatras ou psicólogos, se necessário.

Se estiver passando por isso, você pode contar com o apoio gratuito do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo site ou ligando para 188.

*Informações Alto Astral


+ Comportamento