Inmet alerta para a ocorrência de chuvas intensas em Franca e cidades da região

  • Robson Leite
  • Publicado em 9 de março de 2023 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo o Instituto, moradores de 784 cidades brasileiras devem ficar atentos à ação das chuvas, que seguem sem trégua há semanas.

Um novo alerta de chuvas intensas foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) na quarta-feira (08). Segundo o Instituto, os moradores de 784 cidades brasileiras devem se manter atentos, já que o grau de severidade registrado é de “Perigo”.

O alerta é destinado a municípios nas regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste do país, atingindo diversos estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Pará, Amazonas, Rondônia e Maranhão.

No mapa e relação de cidades divulgadas pelo instituto está a região de Franca, que pode ser castigada pelas fortes chuvas.

O aviso foi emitido às 9h48 e segue válido até a quinta-feira (9) para essas regiões. A expectativa é de um acumulado entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, chegando a ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h.

Veja a relação

A lista completa pode ser vista clicando aqui, no site do Alert-AS (Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul).

Entre as recomendações do Instituto está que a população local evite se abrigar ou estacionar debaixo de árvores, torres de propaganda e torres de transmissão.

Se for possível, a recomendação também é para desligar aparelhos elétricos ou o quadro geral de energia e, em caso de emergências, buscar o atendimento da Defesa Civil, no número 199, ou do Corpo de Bombeiros, no telefone 193.

(Com informações do portal Edital Concursos Brasil)


+ Tempo