Indústria calçadista produz 850 milhões de pares/ano: destaque na sustentabilidade

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 23 de outubro de 2023 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O fato de ter uma produção sustentável instigou as duas maiores entidades representativas do setor

Maior produtora de calçados do Ocidente, com uma produção de mais de 850 milhões de pares todos os anos, a indústria calçadista brasileira teve seus atributos de sustentabilidade apresentados em evento realizado no último dia 12 na Embaixada do Brasil em Washington/EUA.

Na oportunidade, foram apresentados cases de empresas certificadas pelo Origem Sustentável e o próprio programa, o único no mundo a certificar produtoras da cadeia do calçado com práticas alinhadas aos conceitos de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).

A ação contou com o apoio do Brazilian Footwear, programa de fomento às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e foi realizada a convite da Embaixada do Brasil na capital norte-americana.

Na ocasião, o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, apresentou a indústria calçadista brasileira, destacando o potencial de contar com uma cadeia de suprimentos completa e de qualidade reconhecida internacionalmente, facilidades de negociação, flexibilidade para atendimentos de pequenos a grandes lotes, além de, claro, ter a sustentabilidade como uma premissa crescente tanto no lançamento de produtos quanto no seu processo produtivo.

“Hoje, temos uma indústria comprometida com as questões de sustentabilidade, não somente no seu pilar ambiental, mas também econômico, social e cultural. Entre os países produtores de calçados, o Brasil é o país que menos emite CO2 e que mais utiliza fontes renováveis de energia. Todos os anos, são investidos mais de R$ 450 milhões em ações de inovação, sendo mais da metade desse valor destinado à sustentabilidade”, disse.

Segundo Schlindwein, o fato de ter uma produção sustentável instigou as duas maiores entidades representativas da cadeia produtiva setorial, a Abicalçados e a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), a criarem o Origem Sustentável, único programa do mundo orientado a certificar empresas com produções sustentáveis no segmento.

Atualmente, o programa conta com 104 indicadores, que levam em consideração as dimensões ambiental, econômica, social, cultural e de gestão orientada à sustentabilidade.

“Já são mais de 90 empresas da cadeia certificadas, que representam mais de 45% da produção nacional. As produtoras, além de darem uma contribuição importante para o planeta, ganham em competitividade diante da promoção de imagem e posicionamento de marca perante um consumidor cada vez mais atento à questão da sustentabilidade”, acrescentou o gestor.

Repercussão
A embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Ribeiro Viotti, ressaltou que a “sustentabilidade é a causa do nosso tempo” e que o Origem Sustentável mostra que a indústria calçadista brasileira está à frente das concorrentes internacionais no quesito.

“Essa apresentação é fundamental para mostrar ao mundo os atributos do calçado nacional, contribuindo não somente para a imagem do setor, mas do nosso País”, disse.


+ Economia