Câmara vota hoje criação de escola bilíngue, mas implantação dependerá do prefeito

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 28 de junho de 2022 às 13:00
  • Modificado em 28 de junho de 2022 às 13:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Poder Legislativo de Franca avalia projeto de inclusão no município

Poder Legislativo de Franca avalia projeto de inclusão no município

Será apreciado nesta terça-feira, na Câmara de Franca, Projeto de Lei que institui diretrizes para a criação de escolas bilíngues em Língua Brasileira de Sinais – Libras, e Língua Portuguesa, na rede municipal de ensino do município de Franca.

Os autores Gilson Pelizaro (PT), Lurdinha Granzotte (União) e Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) justificam a iniciativa, que mesmo aprovada dependerá da vontade do prefeito para ser implantada.

Os vereadores defendem que o surdo precisa ter acesso à oportunidade de ser educado em sua língua primária – Libras e, uma vez que o poder público decida implementar tal modelo, é preciso ter padrão.

“É necessário adequar o sistema de ensino municipal para o desenvolvimento de uma política de educação Libras/Português que guarde semelhança com o que a comunidade surda espera do ensino municipal”, justificam os autores.

Afirmam ainda que a proposta viabiliza a criação de espaços de convívio mais saudáveis para a interação entre surdos e não surdos, como também apresenta uma alternativa interessante de espaço de ensino para crianças CODA — Child of Deaf Adults – Crianças Ouvintes com Pais Surdos.


+ Política