Igarapava registra dia mais quente e seco do estado de São Paulo: 38,4 graus

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 12 de setembro de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Temperaturas nesta segunda-feira (12) passaram dos 38ºC no interior de São Paulo e umidade relativa do ar chegou ao nível de emergência.

Em pleno inverno, as cidades de Igarapava (SP) e Guaíra (SP) registraram, respectivamente, a maior temperatura e a menor umidade relativa do ar do estado de São Paulo nesta segunda-feira (12).

Segundo a Climatempo, em Igarapava os termômetros marcaram 38,4ºC. Já em Guariba, quando a temperatura foi de 38,1ºC, a maior ao longo do dia, a umidade ficou na casa dos 10%, considerada situação de emergência.

Em Franca, a temperatura esteve na casa de 34,8ºC.

De acordo com o portal G1 Ribeirão e Franca, a região se destacou no calor no estado, já que em cidades como Limeira (SP) e Campinas (SP) tiveram temperaturas máximas de 29ºC e 26ºC, e a capital São Paulo (SP) teve 16ºC.

“São Paulo, muitas vezes, fica sob influência da circulação marítima. São ventos úmidos que sopram do oceano. Na cidade de São Paulo o céu fica mais nublado, a gente tem uma temperatura que não se eleva tanto. Enquanto que no interior do estado, se o tempo está mais aberto e com ventos quentes, acaba elevando mais a temperatura”, explicou a meteorologista Noele Brito.

De acordo com a previsão do tempo, há possibilidade de uma frente fria chegar ao interior do estado até o final da semana, seguida de uma massa de ar polar frio, que podem fazer com que a temperatura seja 10ºC menor do que as registradas nesta segunda.


+ Tempo