História das Cavalhadas de Franca, tradição de 200 anos agora registrada em vídeo

  • Nene Sanches
  • Publicado em 28 de julho de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lançamento precede a apresentação das Cavalhadas deste ano, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, no Parque “Fernando Costa”

As Cavalhadas de Franca foram registradas em documentário, que será lançado neste dia 29 de julho (Foto: Marcos Limonti)

Um vídeo para documentar uma história de quase dois séculos. O Clube das Cavalhadas da Franca lança nesta sexta-feira, 29, o documentário “Cavalhadas da Franca: Rumo aos 200 anos”. O lançamento acontece na Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”, no Centro.

“Esse documentário visa a preservar e divulgar a tradição das Cavalhadas da Franca, um espetáculo genuinamente francano”, disse o presidente do Clube das Cavalhadas, Marcus Vinícius Falleiros.

O projeto foi viabilizado com recursos do Governo Federal, através de leis de incentivo à produção cultural. O documentário foi produzido entre 2017 e 2018 e o lançamento foi adiado por conta da pandemia.

Terceira mais antiga do Brasil

Através de depoimentos, o filme tem como objetivo imortalizar a tradição, cultura e história deste espetáculo sobre cavalos. As Cavalhadas foram trazidas pelos portugueses para o Brasil durante a colonização e em Franca foram apresentadas pela primeira vez no ano de 1831. Elas são a terceira mais antiga do país.

O lançamento precede a apresentação das Cavalhadas da Franca deste ano, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, no Parque “Fernando Costa”.

A entrada é gratuita e a expectativa é receber mais de cinco mil pessoas para prestigiar o evento.

As Cavalhadas

As Cavalhadas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses na época da colonização e remontam as batalhas medievais travadas entre mouros e cristãos.

A versão francana desses folguedos é inspirada na Canção de Rolando, o épico francês que narra a história dos Doze Pares da França, uma referência aos 12 cavaleiros enviados por Carlos Magno (rei cristão) para impedir que os árabes adentrassem no território europeu.

Em meio às lutas, a princesa Floripes, filha do Sultão de Constantinopla (rei mouro), é roubada em seu castelo pelos cristãos. Ao longo da história, ela se converte ao Cristianismo e convence seu pai a fazer o mesmo.

Serviço

Lançamento documentário

“Cavalhadas da Franca: Rumo aos 200 anos”

Data: 29/07/2022

Horário: 19h30

Local: Casa da Cultura e Artista Francano (Praça Carlos Pacheco – Centro)

Entrada: gratuita

Cavalhadas da Franca

Sábado, dia 13 de agosto, às 20h – Cerimônia dos Encamisados

Domingo, dia 14 de agosto, às 14h – Batalha Simbólica entre Mouros e Cristãos

Parque de Exposições Fernando Costa (Av. Dr. Flávio Rocha, 500 – Vila Exposição)

Entrada gratuita


+ Cotidiano