Reclamações registradas no Procon-SP contra IFood, Rappi e Uber Eats aumentaram 186% e esse número é só a parte visível
O Procon-SP registrou um aumento de 186% nas reclamações sobre golpes aplicados por entregadores de apps de comida.
De janeiro a maio deste ano, foram registrados 249 atendimentos contra as empresas Ifood, Rappi e Uber Eats. Já no mesmo período do ano passado foram 87.
O aplicativo IFood teve 44 reclamações em 2020 e 80 em 2021, um aumento de 81%; contra o Rappi foram 29 casos ano passado e 105 nesse ano, 262% de aumento; e contra o Uber Eats foram 14 contra 64 neste ano, um aumento de 218%.
De acordo com as reclamações, os consumidores são cobrados em valores indevidos pelo entregador do app e só percebem o golpe após os valores serem debitados e, apesar de reclamarem com a empresa responsável, não conseguem reaver os valores.
Relatos
“Com a pandemia esses golpes aumentaram muito. Quem for vítima e for cobrado em valor incorreto, deve acionar o Procon-SP. Nós iremos apurar a responsabilidade da empresa e acionar a polícia. As empresas de delivery devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
A soma dos valores reclamados pelos consumidores no Procon até junho deste ano já é de quase 500 mil reais – mais de 200 mil reais do IFood, mais de 200 mil reais do Rappi e quase 80 mil reais do Uber Eats.
Há relatos de consumidores que receberam uma máquina para fazer o pagamento cujo visor estava quebrado.
Outros que foram informados pelo entregador que deveriam pagar um valor a mais (“valor da entrega”, “taxa de serviço”).
“Taxa de entrega”
E existem casos em que receberam uma ligação do restaurante informando sobre a cobrança de uma “taxa de entrega” e pedindo os dados do cartão.
Sem falar de casos em que o entregador liga dizendo ter sofrido um acidente.
O consumidor deve ficar atento ao receber as entregas dos aplicativos de comida:
– Não utilizar máquina com o visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados;
– Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo;
– Não passar os seus dados por telefone;
– Desconfiar caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra;
– Caso tenha alguma dúvida, deve entrar em contato com o local onde pediu a comida;
Em caso de problema registre reclamação no Procon-SP no site www.procon.sp.gov.br ou aplicativo.
Momento
O consumidor deve procurar fazer o pagamento no momento do pedido, de forma online, evitando pagar na hora da entrega, que é o momento em que o golpe é aplicado.
“E lembrar que não existe taxa de entrega ou outra taxa extra. Qualquer ocorrência diferente deve ser comunicada à empresa”, avisa o diretor.