Funcionários estão ganhando “folga” graças aos animais: PETernidade agora é real

  • Nene Sanches
  • Publicado em 6 de julho de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresas estão aderindo ao benefício e concedendo folga para colaboradores se adaptarem após adotar um bicho de estimação

Você já ouviu falar da licença “PETernidade”?

O termo integra as palavras “pet” e “paternidade” para nomear um benefício ofertado pelas empresas ao redor do mundo, que vem sendo aderido por companhias brasileiras. Estas estão concedendo aos funcionários até dois dias de folga em caso de adoção de um bichinho de estimação.

Funcionários ganham tempo

Esses dias sem o cumprimento do expediente são utilizados justamente para que os novos tutores se dediquem por mais tempo à adaptação do novo membro da família do empregado.

O intuito é deixar mais leve os impactos negativos que podem ser gerados durante esse processo.

Cada companhia apresenta um regulamento diferente

Em entrevista ao portal Terra, a advogada trabalhista do escritório Natal & Manssur Advogados, Karolen Gualda Beber, explica que cada empresa que adota essa modalidade de descanso apresenta normas diferentes para o cumprimento do benefício.

Geralmente, as organizações solicitam documentos que comprovam a adoção de um gato ou cachorro, como um certificado emitido pelas ONG’s, por exemplo.

A partir disso, o benefício pode ser solicitado para a empresa, caso a instituição ofereça. A advogada ainda esclarece que a ideia não visa descontar esses dias do salário do funcionário, para assim incentivar uma adoção consciente.

Não é oficial

Lembre-se que cada empresa tem o seu regulamento! “Não se trata de um benefício legal ou normativo, o que, em regra, não vincularia a empresa a tal obrigação”, apontou a especialista.

E por essa característica, as companhias podem encerrar a oferta desta ação a qualquer momento. Por isso, a orientação é que a comunicação sobre as normas, assim como qualquer alteração nas regras, deve ser transparente.

No país, empresas como Petland, em São Paulo, contam com o PETernidade, válida para quem adota, faz uma aquisição ou recebe de presente um animal.

Desde 2018, a fabricante de rações Royal Canin oferece o “bônus”, mas a marca libera oito horas de descanso que podem ser distribuídas em um ano, além de descontos em rações.

Segundo o portal Edital Concursos Brasil, outro ponto que chama atenção na ação é a “Licença para casos de Falecimento“, que também dá direito à folga.

Não só companhias do setor pet, como de outras áreas também estão seguindo a tendência, como o grupo Heineken, que oferece descontos em planos de saúde para os animais.


+ Animais