Franca facilita emissão de credenciais para idosos e pessoas com deficiência

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 4 de novembro de 2021 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pessoas acima de 60 anos, deficientes ou com dificuldades de locomoção, têm direito às vagas de estacionamento preferenciais

Pessoas acima de 60 anos, deficientes ou com dificuldade de locomoção têm direito a vaga preferencial

 

As pessoas idosas, com 60 anos ou mais, com deficiência ou alguma dificuldade de locomoção, residentes em Franca, têm o direito a vagas preferenciais de estacionamento e já podem obter o documento sem sair de casa.

Com uma demanda cada vez maior de pessoas idosas, acima de 60 anos e com deficiência física, necessitando de credenciais para estacionamento, a Secretaria de Segurança implantou uma forma simplificada para a emissão do documento, através do e-mail: [email protected] .

Com isso, qualquer pessoa, de onde estiver com acesso a internet, pode fazer o pedido, receber e imprimir o documento sem custo, sem a necessidade de se deslocar até o Parque dos Pinhais, onde está sediada a Secretaria de Segurança.

Isso pode ser feito para o caso da solicitação do documento pela primeira vez ou a renovação, que atualmente é feita a cada ano.

A credencial emitida, com validade em todo o território nacional, autoriza o condutor a estacionar o veículo em vagas especiais demarcadas em vias e logradouros públicos, clínicas médicas, hospitais, estabelecimentos comerciais, shoppings, supermercados, entre outros.

Essas vagas são exclusivas e sinalizadas com as legendas ‘Idoso’ ou ‘Pessoa com Deficiência’ e o Símbolo Internacional de Acesso, para permitir que a pessoa idosa e motoristas, com mobilidade reduzida, façam uso dos espaços com segurança e facilidade, sendo obrigatório o uso do cartão em local visível, preferencialmente, no painel do veículo.

Atendimento

As pessoas interessadas em renovar ou obter a primeira credencial de estacionamento, deve enviar o pedido com as informações pessoais para o endereço eletrônico disponibilizado pela Secretaria de Segurança ([email protected]).

Deverão ser encaminhados os documentos, como RG, CPF, CNH, comprovante de endereço e um telefone de contato.

No caso da pessoa com deficiência, deve ser acrescentado e anexado o laudo médico, atestando o tipo de limitação que a pessoa tenha.

Atualmente, a Secretaria de Segurança tem recebido de 20 a 30 solicitações de informações por e-mails.

Na última quarta-feira, em razão do feriado prolongado, esse número chegou a 65 e todas as pessoas receberam respostas.

Aquelas que já juntaram os documentos, vão receber um ou dois dias depois a cópia para impressão.

Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone 3702-1426. As pessoas que não têm acesso a internet e preferirem, poderão ser atendidas na sede da Secretaria de Segurança (Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais) das 8 às 16h.

 


+ Serviços