Franca baterá recorde histórico de calor nesta sexta-feira, 09 de outubro

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 8 de outubro de 2020 às 22:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 22:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Depois de 1943, o último recorde de calor na cidade foi registrado em 2014, mas temperatura sobe a cada dia

Franca vai superar o recorde histórico de calor nesta sexta-feira, 09 de outubro.

Desde o começo da primavera, as temperaturas muito elevadas vêm se superando a cada dia e mantendo a média de 35°C a 38°C.

As áreas já estão sendo afetada pelos mais de 150 dias de estiagem e essa previsão de altas temperaturas agrava o cenário das queimadas, além de fazer com que o solo perca o que resta de umidade pela evapotranspiração. 

Mesmo com o sol brilhando forte durante toda a manhã, muitas nuvens podem se formar por volta do meio-dia e a probabilidade de que aconteçam pancadas de chuva com trovoadas chega a 90%.

Com a temperatura muito acima do que já foi registrado em anos muito quentes em Franca, a manhã começa com 23°C, mas até às 8h os termômetros já registram 36°C, chegando aos 39°C até às 10h. Esta será a temperatura máxima durante todo o dia.

As pancadas de chuva são esperadas a partir das 12h e podem acontecer também à noite, que também será quente, com temperatura média de 25°C.

A umidade relativa do ar continua muito baixa, variando entre 14% e 34%. Portanto, é fundamental intensificar a hidratação e evitar exposição ao sol.


+ Tempo