Fórum Internacional de Cidades Criativas será em Franca. Antes, evento preparatório

  • Robson Leite
  • Publicado em 13 de outubro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O terceiro evento preparatório, que se dará no formato de bate-papo, é destinado a organizadores e convidados das áreas de Jornalismo e Publicidade.

Tânia Mara, coordenadora do NEPEC: serão reunidos “criativos e lideranças para discutir o momento vivido”.

Dando sequência a dois eventos preparatórios, realizados em agosto e setembro, este terceiro será realizado no dia 15 de outubro, entre 14 e 15h30, no auditório do Senac Franca, na Rua Alfredo Lopes Pinto, 1345.

O evento será realizado pelos parceiros NEPEC, ACIF, SEBRAE e Uni-FACEF, e tem como objetivo afinar a programação do V Fórum Internacional de Cidades Criativas.

Questões ligadas à importância da comunicação no contexto da Economia Criativa serão propostas e debatidas pelos organizadores do Fórum Internacional de Cidades Criativas, que se realizará em Franca, em dezembro de 2021.

O terceiro evento preparatório, que se dará no formato de um bate-papo, é destinado a organizadores e convidados das áreas de Jornalismo e Publicidade.

Na pauta serão abordados assuntos que promovam entendimentos sobre:

a) – O Fórum Internacional de Cidades Criativas e seu propósito;

b) – A importância da realização do Fórum neste momento e como este pode afetar positivamente a regeneração da economia local;

c) – O conceito Franca Criativa e como isto transforma a concepção de território, estendendo-se à região;

d) – O papel, a relevância e a influência dos veículos de comunicação e correlatos neste movimento de regeneração.

Tânia Mara Pinto de Sousa, coordenadora do NEPEC, afirma que serão reunidos “criativos e lideranças para discutir a respeito do momento vivido”.

Fontes de economia

Segundo ela, “o caminho é buscar possibilidades de desenvolver outras frentes de economia, tendo a criatividade como mola propulsora de um desenvolvimento pungente e regenerativo”.

“A realização deste fórum, além de colocar Franca no cenário internacional como uma cidade que busca possibilidades de futuro, objetiva compartilhar novas experiências do Brasil e do exterior”, afirma Tânia.

A ideia é levar ao público do evento o conhecimento sobre economia criativa, gestão cultural e exemplos de projetos que transformaram cidades e regiões através do desenvolvimento cultural criativo.

Outro objetivo é estimular o poder público em ações estratégicas para promover o desenvolvimento para o crescimento socioeconômico, cultural e sustentável da cidade.

Rede de parceiros

O Fórum, e todas as atividades preparatórias, contam com patrocínio do Colégio Copérnico/Faculdade Metropolitana, CHB, MAGALU e Unimed.

Tem ainda o apoio da Prefeitura de Franca, CIESP, Comdecom, SENAC, SESI, SENAI, UNESP, Mulheres do Brasil e Sindicouro.

Conta, ainda, com uma rede de parceiros formada por AFL (Academia Francana de Letras), Delzio Marques Fotografia, Impera (Incubadora de empresas de base tecnológica de Franca), Incubadora Estufa, Obioká, Olinto Café, PGP Consultoria, Telúrica (Consultoria em Sustentabilidade), Tower Franca Hotel.

Sobre os mediadores: 

Decio Coutinho é colunista de Economia Criativa da Rádio BandNews Goiânia. Possui especialização em “Sociedades Pós-industriais e Organizações Criativas”, na Itália, e é administrador com mestrado em Antropologia. 

Também é gestor de projetos de Economia Criativa e Cidades Criativas, gestor da Incubadora Goiás Criativo, palestrante no Fórum Mundial de Turismo e Cultura, curador de quatro edições do FICC (Fórum Internacional de Cidades Criativas).

Foi delegado do Brasil no Culture Summit Abu Dhabi 2019, liderança do Prêmio Brasil Criativo 2019, líder do Dia Mundial da Criatividade Goiânia 2020 e membro da RBCIH-Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

Tânia Mara Pinto Sousa é idealizadora e coordenadora geral do NEPEC (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Economia Criativa). Líder local do Dia Mundial da Criatividade/2021. Mestre em Desenvolvimento Regional. Professora. Poeta. 

Delzio Marques é fotógrafo profissional e professor universitário. Mestre em Linguística. Membro do NEPEC e associado ao Rotary E-Club do Distrito 4540. 

Contatos sobre o evento:

Tânia Mara Pinto de Sousa –16.99179.5252

Ana de Araújo – 16.99971.9163

Delzio Marques – 16.99216.0217


+ Economia