Foco 100%: neurocientista de Harvard cria trilha sonora para se concentrar melhor

  • Nene Sanches
  • Publicado em 11 de julho de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O poder da melodia: especialista revela as melhores músicas para manter o foco e aumentar a produtividade no trabalho e nos estudos.

Um neurocientista renomado da Universidade de Harvard, Srini Pillay, surpreendeu a todos ao revelar uma descoberta empolgante sobre a música e a concentração. Prepare-se para abandonar os estereótipos, pois não são apenas as melodias clássicas que impulsionam nossa atenção.

De acordo com o especialista, diversos gêneros musicais têm o poder de estimular o cérebro e ajudar até mesmo aqueles que sofrem com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Imagine só, desde hip-hop e rap até pop, country, folk, música clássica e até ópera.

Essa revelação surpreendente surge a partir de um estudo recente intitulado “Correlatos neurais de familiaridade na percepção musical: uma revisão sistemática e meta-análise de neuroimagem“.

A pesquisa apontou que canções conhecidas ativam as mesmas áreas cerebrais responsáveis pelo movimento, o que resulta em um estado de concentração aprimorado. Isso significa que, quando você ouve aquela música que já sabe de cor, a batida contagiante faz com que sua mente mergulhe de cabeça na tarefa.

Tome cuidado para não se cansar das suas músicas favoritas

O neurocientista salienta um ponto importante: tome cuidado para não se cansar das suas músicas favoritas. Estudos indicam que nosso cérebro segue uma curva em forma de U quando se trata de satisfação musical. Ou seja, à medida que nos habituamos com uma canção, seus benefícios diminuem gradativamente.

Segundo o especialista, aquelas que têm uma pegada “suave-rápida”, como “I’m Yours” do Jason Mraz ou “Love On Top” da Beyoncé, são particularmente eficazes para auxiliar no aprendizado e manter o foco.

Além disso, melodias instrumentais tendem a ter um efeito mais positivo na concentração do que aquelas com letras.

Entretanto, é importante ter em mente que músicas carregadas de emoção podem prejudicar nossa capacidade de concentração. Isso ocorre porque as áreas cerebrais responsáveis pela emoção estão diretamente ligadas às regiões encarregadas do foco.

Pensamento

Segundo o portal Edital Concursos Brasil, para otimizar ainda mais sua concentração e obter uma clareza elevada de pensamento, o especialista sugere que você escolha músicas que estejam alinhadas com suas emoções.

Por exemplo, se estiver se sentindo triste ou com raiva, ouvir uma canção que corresponda a esses sentimentos pode ajudar a encontrar um equilíbrio. Aqui está uma lista de sugestões

Para extravasar a raiva: “Lose Yourself” do Eminem

Para lidar com a tristeza por uma perda: “Adagio Em Sol Menor” de Albinoni

Para momentos de irritação ou agitação: “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana

Para reduzir o estresse: “Flowers” da Miley Cyrus ou “Big Green Tractor” de Jason Aldean


+ Comunicação