compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A empresária foi cumprimentada pelo trabalho em busca do desenvolvimento regional, geração de negócios, empregos e incentivo ao turismo
A empresária Flávia Lancha participou na última terça-feira (dia 20) da 20ª Sessão Ordinária da Câmara de Franca para falar sobre o programa Rotas do Café do Estado de São Paulo.
As Rotas do Café de São Paulo foram criadas para celebrar uma das maiores riquezas do nosso estado: o café. O café faz parte da identidade, da cultura e da história paulista — e agora também se torna um convite ao turismo, à conexão com o campo e ao fortalecimento da economia local.
O projeto reúne produtores, fazendas históricas, cafeterias, torrefações e atrativos culturais em diferentes regiões, com experiências que vão da colheita à xícara. São visitas guiadas, degustações, caminhadas entre cafezais e encontros com quem faz do café sua paixão e ofício.
A iniciativa nasce da parceria entre o Governo de São Paulo e os produtores, com o objetivo de gerar emprego, renda e oportunidades, especialmente para os pequenos cafeicultores, promovendo o café paulista no Brasil e no mundo.
As Rotas do Café convidam a descobrir histórias, tradições e sabores únicos em cada região produtora. Uma jornada de turismo, cultura e desenvolvimento, movida por tudo o que o café representa para São Paulo.
Tribuna
Em seu discurso na Tribuna, Flávia agradeceu aos vereadores pelo espaço e destacou o apoio do secretário de desenvolvimento do Estado, Jorge Lima, e do vice governador Felício Ramuth que vieram à Franca e conheceram a força da cafeicultura regional.
‘A nossa região é a mais forte de café do Estado de São Paulo e a terceira mais forte do país’ enfatizou.
A empresária relembrou sobre os esforços para a criação do programa e a importância do fortalecimento do setor em todo Estado.
Flávia disse: “fizemos inúmeras reuniões no Palácio dos Bandeirantes junto com outras secretarias como, por exemplo, a Cultura, o Turismo, a Casa Civil e a Agricultura. E ai lançamos em 8 de abril com o governador Tarcísio de Freitas, em São Paulo, e no dia 9 de maio em Franca”.
Mapeamento
Flávia reforçou que “o primeiro passo foi o mapeamento voluntário das fazendas que tinham condições de receber os visitantes. Na região de Franca estamos com 12 fazendas que estão começando e o que precisa agora é do apoio de todo mundo”.
Ela diz que turismo não é só lazer, turismo é negócio, dinheiro que vem de fora para nossa região. A nossa região em cafeicultura tem uma interligação muito grande, a maioria das fazendas estão em outros municípios, mas a cadeia inteirinha está em Franca.
“Temos todas as revendas de tratores, caminhões, adubos, defensivos agrícolas, cooperativas e armazéns. É uma cadeia muito forte”, acrescentou a empresária, reforçando sobre o potencial de geração econômica regional.
Flávia finalizou ‘precisamos todos juntos e sei que cada um de vocês vereadores tem esse papel de mostrar para a sociedade que turismo é muito mais que lazer. Turismo é investimento, é dinheiro’
Vereadores
Os vereadores Marcelo Tidy (MDB), Donizete da Farmácia (MDB), Fransérgio Garcia (PL), Zezinho Cabeleireiro (PSD), Gilson Pelizaro (PT), Marco Garcia (PP) e o presidente da Câmara vereador Daniel Bassi (PSD) parabenizaram a empresária pela liderança e trabalho feito em busca do desenvolvimento regional, geração de negócios, empregos e incentivo ao turismo.
Os legisladores ainda se colocaram à disposição para apoio aos projetos e o fortalecimento dos mais variados segmentos produtivos em especial o setor cafeeiro.