Fiscalização mostra que 16% dos produtos para festas juninas têm irregularidades

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 27 de junho de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Operação “Pulando a Fogueira”, realizada na capital e interior, identificou erros na pesagem de alimentos e bebidas típicos dessa época  

Produtos normalmente utilizados nas festas juninas foram fiscalizados pelo IPEM-SP: 16% deles estavam com irregularidades

Especialistas do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizaram análises de produtos típicos de festa junina durante a operação “Pulando a Fogueira”.

Nos laboratórios do instituto localizados na capital, Bauru, Campinas e São Carlos, foram analisados 18 produtos, dos quais 3 (16%) apresentaram irregularidades.

Confira a tabela com as irregularidades encontradas pelas equipes de fiscalização.

Veja aqui os produtos fiscalizados

O objetivo da operação foi verificar a fidelidade das indicações de quantidade, peso ou volume nas embalagens de produtos típicos e mais consumidos nessa época do ano.

Entre os verificados estavam aguardente de cana-de-açúcar, copos descartáveis, doce de amendoim, doce de leite, doce de mocotó, estalos (fogos de pequena potência), faixa decorativa, guardanapos, milho para pipoca, mistura para bolo, sacos de papel para hot dog e pipoca.

A finalidade desta operação especial foi analisar se as quantidades de produtos contidos nas embalagens são as indicadas pelos fabricantes e distribuidores.

“Afinal, é necessário garantir que o consumidor realmente receba a quantidade exata pela qual está pagando”, explica o superintendente Ricardo Gambaroni.

As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias, a partir da autuação, para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) é uma autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro.


+ Cotidiano