Fim do incômodo: veja dicas infalíveis para curar aftas bem mais rápido

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 20 de fevereiro de 2021 às 06:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As aftas são pequenas lesões muito dolorosas que geralmente surgem na língua ou nos lábios e que podem ter diversas causas

 

As aftas são pequenas lesões muito dolorosas que geralmente surgem na língua ou nos lábiosAs aftas são pequenas lesões muito dolorosas que geralmente surgem na língua ou nos lábios

 

As aftas são pequenas lesões muito dolorosas que geralmente surgem na língua ou nos lábios e que podem ter diversas causas, mas que normalmente estão relacionadas ao consumo de alimentos muito ácidos.

Por isso, a primeira atitude que se deve ter ao tratar aftas é evitar o consumo deste tipo de alimento, especialmente frutas ácidas, pois diminui a irritação da ferida e permite fazer um tratamento mais rápido.

No entanto, também existem alimentos/produtos que podem ajudar na cicatrização das aftas a curar e que são facilmente encontrados em casa.

Confira 5 dicas úteis que podem ajudar a curar as aftas mais rapidamente:

1. Aplicar chá preto
Aplicar um saquinho de chá preto sobre a afta ajuda a aliviar a dor e o desconforto causado pela afta, pois o chá preto possui taninos, um tipo de substância adstringente que elimina resíduos e sujeira.

Para aplicar o chá preto corretamente deve-se preparar o chá colocando 1 sachê de chá preto numa xícara de água fervente e deixar repousar. Quando estiver morno, deve-se aplicar o sachê diretamente sobre a afta.

2. Fazer bochecho de água com sal
Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local.

Para tal basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.

3. Mascar um cravo-da-índia
Mascar um cravinho-da-índia também ajuda a curar a afta mais rápido e aliviar a dor em poucos minutos porque o cravinho possui propriedades antissépticas e analgésicas, que são capazes de manter a afta limpa, promovendo a cicatrização, além de aliviar a dor em poucos minutos.

4. Gargarejar com leite de magnésia
Gargarejar leite de magnésia permite recobrir e proteger a lesão de bactérias e, por isso, também ajuda a acelerar a cicatrização.

Para isso, deve-se misturar 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água de fazer gargarejos a seguir.

5. Comer iogurte natural
Comer 1 potinho de iogurte com bífidos ou com probióticos ajuda a melhorar o intestino e toda a flora do sistema gastrointestinal, fortalecendo as defesas naturais do organismo, sendo também útil para curar as aftas mais rapidamente.

Passar bicarbonato na afta ajuda a curar?

Aplicar bicarbonato de sódio diretamente na afta causa intensa dor e ardência no local sendo, portanto, desaconselhado.

No entanto, o bicarbonato pode ajudar a curar a afta mais rápido porque aumenta o pH da saliva.

Para isso, ao invés de aplicá-lo diretamente na afta, deve-se diluir 1 colher de café de bicarbonato de sódio num copo de água e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.

Além disso é importante evitar o uso de enxaguante bucal que contenha álcool porque também causa intensa dor, além de irritar ainda mais a mucosa bucal.

Alimentos apimentados também não são bem-vindos enquanto estiver com afta, mas seguir as 5 formas caseiras acima indicadas é um ótimo tratamento caseiro contra aftas.

*Informações Tua Saúde


+ Saúde