Fim de semana gelado: Após ciclone, massa de ar polar derruba temperatura no Sudeste

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 14 de julho de 2023 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Massa de ar polar começa a se manifestar nesta sexta-feira (14), mas no sábado (15) vai ficar ainda mais forte

Massa de ar frio avança pelo país a partir desta sexta-feira, 14 – foto Arquivo

 

O ciclone extratropical já está longe da costa e suas consequências mais graves já foram sentidas, sobretudo nos estados do Sul do Brasil.

Depois da passagem do fenômeno que provocou rajadas de até 140 km/h e causou alagamentos, uma massa de ar polar avança pelo país a partir desta sexta-feira (14) e se intensifica no sábado (15).

Além do frio no Centro-Sul, a previsão da meteorologia ainda indica que o fim de semana será marcado por alguns fenômenos de “tempo severo”, que incluem desde geada e neve, vendaval e até mais chuvas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou, ao todo, 12 estados sob alerta laranja para o declínio de temperatura. Nesses estados, a variação dos termômetros no período de 24 horas deve ser de, no mínimo cinco graus Celsius.

Neve no Sul, recorde de frio em SP

De acordo com a Climatempo, a passagem dessa nova massa polar deve deixar a neve e a chuva congelada concentradas apenas nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Os meteorologistas apontam ainda que o frio deve ser recorde no ano em São Paulo. “Na manhã de sexta-feira, os termômetros devem registrar apenas 9°C e à tarde, a temperatura não deve passar dos 17°C. Se esses valores forem registrados, a capital paulista terá a manhã e a tarde mais fria do ano”, afirma a Climatempo. Na manhã de sábado, a previsão é 8°C.

“Outra capital que vai ser muito gelada é Curitiba, a capital mais fria do Brasil. A sexta-feira também pode começar com recorde de menor temperatura do ano na cidade, com apenas 5°C. No sábado, o frio também ganha força, com apenas 4°C e com geada”, afirma o serviço de meteorologia.

*Informações G1


+ Tempo