Feira de Calçados começa na terça-feira (13), com lançamentos para primavera e verão

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 12 de maio de 2025 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Feira, com participação de empresas francanas, lança coleções primavera/verão, a mais importante do ano em termos de comercialização.

Marcas renomadas avalizam este evento com calçados desenvolvidos para a próxima temporada. (Foto: Dinarci Borges)

A partir deste dia 13 e até o dia 15 de maio, em Gramado (RS), no Centro de Eventos do Serra Park, acontece o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, com a exposição das principais coleções primavera/verão de 220 marcas.

A expectativa tanto da indústria como do varejo é que este será o momento nervoso da comercialização anual, já que estes lançamentos para a temporada quente do ano representam cerca de 70% dos negócios setoriais.

“E este é o momento certo para compras, pois com o resultado das vendas do Dia das Mães, o lojista deve vir bem animado para conhecer e comprar as novas coleções, diz Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira.

Com este mesmo otimismo está a lojista baiana Rosângela Oliveira da Silva, da Aredda, com lojas em cidades de Ipirá, Feira de Santana e Brasília, que assegura que vai ao Rio Grande do Sul com excelentes expectativas de compras já que a feira sempre oferece um mix de opções para montar vitrines e estoques qualificados.

Expositores

Marcas renomadas da indústria avalizam este evento com calçados e acessórios especialmente desenvolvidos para a próxima temporada.

Entre elas estão: Beira Rio, Grendene, Lia Line, Bebecê, Orcade, Werner, Ferracini, Opananken, Jota Pe, Ferrucci, Bottero, Kipling, Cravo e Canela, Penalty, Ala/Zatz, WJ Acessórios, Bloompy, Novopé, Mormaii, La Femme, Rafitthy, entre outras.

“As presenças destas marcas expressivas garantem o abastecimento do comércio especializado, oferecendo ao lojista uma oportunidade ímpar de efetuar compras para o segundo semestre do ano, apresentando as tendências de moda ao consumidor final”, diz Roberta Pletsch.

Ela destaca ainda as participações de dois grupos de micro e pequenas empresas: a Estação Moda RS, e o Três Coroas Shoes. As empresas destes grupos sempre dão um toque especial nas feiras com produtos exclusivos e de muita criatividade.

A expectativa é de bons negócios como diz Mateus Guiraldelli, coordenador de venda da Jota Pe, que pretende ampliar a carteira de clientes da fábrica. Da mesma opinião é Ina Rocha, diretora de Estilo da Cravo e Canela, que espera que a feira amplifique a visibilidade da marca, estabelecendo novas conexões com o mercado.

As atrações

Nesta 31° edição do SICC, o eMerkator Talks promove palestras com especialistas setoriais, unindo tendências de moda, tecnologia, comportamento de consumo e gestão de negócios. A grade de palestras é focada em oferecer insights práticos e soluções reais para o dia a dia das lojas e marcas do setor.

“Estamos ao lado do varejo oferecendo conteúdos que possam apontar novos caminhos para o incremento dos negócios a curto e médio prazos. Temos consciência que uma feira que reúne um segmento tão importante, o qual gera milhares de empregos tanto na indústria quanto no comércio, não pode se restringir em apenas uma ponta do processo de comercialização é necessário oferecer ferramentas que possam inspirar expositores, lojistas e visitantes”, diz Roberta Pletsch, diretora da Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora da feira. A grade da programação está no link https://www.sicc.com.br/pt/emerkatortalks

Outra atração da feira será o Museu Nacional do Calçado (MNC) que vai expor uma seleção única de calçados e acessórios, mostrando peças temática da coleção Stravaganza.

“A extravagância surge quando a imaginação anda de mãos dadas com os sonhos, se transformando, assim, em arte e inspirando calçados únicos”, define Ida Helena Thön, coordenadora do MNC.

Serviço:

Público: Industriais, lojistas e visitantes.

Horário: Das 9h às 19h.

Expositores: 220 marcas de calçados e acessórios.

Visitantes: Expectativa de 8 mil pessoas nos três dias de feira.


+ Calçados