Formula Chopp

Existe hora certa para beber água? Sim, existe! Descubra aqui qual o melhor horário!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 2 de maio de 2021 às 10:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede

Beber água na quantidade certa é fundamental para manter uma boa hidratação

 

Que a hidratação é fator fundamental para a vida e que, por isso, nós devemos consumir água diariamente todo mundo sabe (no mínimo 2 litros por dia).

Agora, além do “quanto”, você também sabe “quando” devemos bebê-la?

Pois é, a ingestão de líquido também precisa ser controlada em relação ao tempo, necessidades, e em divisões do dia a dia.

Por isso, existem momentos estratégicos em que beber água traz benefício maiores ainda à saúde. Saiba mais!

Para se manter hidratado, limpar o organismo e evitar complicações de saúde, não basta beber água apenas quando temos sede e compensar tomando grandes quantidades, pois isso pode sobrecarregar o corpo.

“A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia. Isso equivale a 300ml aproximadamente a cada intervalo de tempo”, detalha a nutricionista Tatiana Seabra.

Manhã, tarde e noite: Divida em tempos a sua hidratação

Além disso, existem determinados horários em que é fundamental beber água, como ao acordar, durante atividades físicas, antes e após comer e ao deitar.

Veja, abaixo, alguns momentos importantes para manter o corpo hidratado no dia a dia.

Almoço e jantar: Não faz bem beber líquidos durante as refeições, mas beber água cerca de meia hora antes delas por fazer maravilhas pela digestão.

A água ocupa espaço no estômago e ajuda a aplacar a fome, o que evita exageros ao comer, e ela prepara nosso corpo para receber os alimentos e nutrientes que virão, isso ativa as papilas gustativas da língua e hidrata o estômago, assim a ingestão de alimentos ácidos não fica desconfortável.

Ao fazer esporte: Beber água é essencial antes, durante e após a prática de qualquer atividade física. A hidratação proporcionar energia, melhora a circulação e repõe os fluídos que perdemos com o suor.

E se estiver calor, beba ainda mais! Mas tenha cuidado, não tome de uma só vez e divida em pequenas porções ao longo da exercício.

Antes e depois de dormir: Beber pelo menos um copo de água à noite, antes de dormir, e de manhã, após acordar, ajuda a ativar os órgãos e o sistema circulatório.

“A água tem efeito desintoxicante ao ser ingerida em jejum, enquanto à noite, antes de dormir, provoca efeitos positivos com relação ao aparelho cardíaco”, afirma a nutricionista.

*Informações portal Conquiste sua Vida


+ Bem-estar