Estudo do Grupo EPTV diz que a gastronomia está entre as preferências do brasileiro

  • Robson Leite
  • Publicado em 25 de maio de 2024 às 18:00
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Estudo revela crescimento e relevância da gastronomia na mídia, acompanhando as preferências do público e suas tendências

Expressão da diversidade cultural, a gastronomia reflete a variedade da culinária como uma manifestação vívida de tradições, histórias e identidades.

O Grupo EP, conglomerado de mídia com atuação no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais, divulga estudo sobre o aumento do consumo e da audiência de conteúdos de gastronomia em diferentes meios e plataformas, com dados inéditos sobre os veículos no interior paulista.

A empresa possui conteúdos e ações sobre gastronomia em suas mídias: EPTV, CBN Campinas, CBN Ribeirão Preto, Jovem Pan Ribeirão Preto, EP FM, acidade on, Tudo EP e g1.

O estudo está disponível no link: https://www.negociosep.com.br/form-estudos/.

Capitalizando

O estudo revela que, na área de cobertura do Grupo EP, o público que consome conteúdos de gastronomia tem o hábito de dedicar mais tempo à TV aberta do que a população em geral, mostrando a relevância desse meio para os interessados em temas culinários.

Na região de Campinas, por exemplo, a média diária de consumo foi de 6 horas e 20 minutos, o que representa um aumento de 11% em relação ao tempo médio de visualização da população em geral, segundo dados da Kantar IBOPE Media.

O estudo aponta que as bebidas e os ingredientes usados na alimentação tiveram um crescimento de 7% no número de marcas investindo em TV aberta, ainda de acordo com a Kantar.

Ao aumentar a presença das marcas em emissoras da região, a pesquisa aponta que as empresas estão capitalizando de forma eficaz o interesse do público por conteúdos culinários, alcançando uma base de espectadores mais ampla e engajada.

Plataformas

Stéfani Espinosa, Gerente de Inteligência e Planejamento de Mercado e Treinamento do Grupo EP, ressalta que a capacidade de adaptação aos recursos de comunicação facilita a expansão da gastronomia em diferentes plataformas.

“Uma grande parcela do público consumiu conteúdos gastronômicos nos canais do Grupo EP, o que evidencia a relevância de incluir diferentes meios de comunicação na estratégia das marcas, visando uma campanha multiplataforma. Além disso, o aumento de 11% no investimento publicitário no setor destacado na pesquisa, em 2023, reflete o reconhecimento da gastronomia como um segmento estratégico no mercado”, diz.

O estudo compõe a vertical de gastronomia do Grupo EP. Neste ano, a empresa passou a desenvolver seus projetos de acordo com as áreas de interesse de seu público, com o objetivo de integrar seus veículos e concentrar-se em segmentos relevantes para o mercado.

São eles: gastronomia, agronegócio, inovação e tecnologia, ESG, games e esportes.


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