Especialista alerta sobre os efeitos da ressaca em quem sofre de ansiedade

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 21 de outubro de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além do mal-estar, a ressaca pode trazer consequências psicológicas e favorecer a dependência, segundo especialistas

Ressaca, além do mal estar, pode provocar consequências psicológicas

 

Exagerar nas doses de bebidas alcoólicas pode resultar em ressaca, que comumente apresenta sintomas, como dor de cabeça, no corpo, no estômago e nos olhos; sensibilidade ao som e à luz; enjoo e vômito; sensação de boca seca e sede.

Além do mal-estar, essa condição pode trazer consequências psicológicas e favorecer a dependência, segundo especialistas.

O álcool consegue alterar a atividade dos neurotransmissores, substâncias químicas cerebrais relacionadas às atividades de atenção, aprendizado, memória e foco.

Portanto, “os produtos químicos fora de sintonia tendem a nos deixar relaxadas, descuidadas e encorajadas a comprar mais bebidas”, explica Sally Adams, professora do Grupo de Vício em Psicologia e Saúde Mental da Universidade de Bath, na Inglaterra. As informações são do “The Sun”.

A especialista destacou que, quando a ressaca acontece, o cérebro fica “desesperado para tentar reverter a situação”, mas em vez de voltar aos níveis normais de antes da bebida, passa a supercompensá-los, resultando em sentimentos de ansiedade e estresse.

“As pessoas podem sentir essa ansiedade como arrependimento e vergonha pelo que aconteceu. Pode ter sensação de pânico imaginando o que disse ou fez. Também pode ser um sentimento geral sobre outras coisas não estão relacionadas à bebida”, detalha.

Em 2018, pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, estudaram 100 pessoas que consumiam bebidas alcoólicas.

O resultado indicou que as mais introvertidas tinham maior probabilidade de relatar ansiedade um dia após exagerar nas doses.

“Essas descobertas também sugerem que a ansiedade, por sua vez, pode estar ligada à maior chance de desenvolver problemas com álcool”, relatou a equipe.

Sally Adams reforça que pessoas com problemas de saúde mental podem estar mais propensas ao efeito do álcool e, consequentemente, desencadear a dependência dessa substância.

“Há pesquisas sobre a ressaca e o tempo para o próximo drinque. Se você é uma pessoa ansiosa e usa álcool a curto prazo para se aliviar, saiba que isso pode até funcionar, mas no dia seguinte pode agravar sua ansiedade, te fazendo recorrer a mais álcool. Logo, você estará nesse círculo vicioso”, alerta.

A especialista ainda pondera que a moderação do álcool ou abstemia são as únicas maneiras de evitar as consequências da bebida e da resseca.

Além disso, para quem sofre de ansiedade, o melhor método de tratamento é o acompanhamento psicológico.


+ Saúde