Escovação dos dentes ajuda a manter saúde; sabe o que acontece se não escovar certo?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 30 de novembro de 2021 às 13:00
  • Modificado em 30 de novembro de 2021 às 13:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alguns alimentos também podem danificar os dentes provocando sensibilidade e manchas

Alguns alimentos também podem danificar os dentes provocando sensibilidade e manchas

Para evitar o desenvolvimento de cáries e da placa bacteriana nos dentes é fundamental escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia.

E uma delas deve ser sempre antes de dormir, pois durante a noite há maior chance das bactérias se acumularem na boca.

Para a escovação dos dentes ser eficaz deve-se usar pasta com flúor desde o nascimento dos primeiros dentes e mantida ao longo da vida, para se manter os dentes fortes e resistentes, evitando o desenvolvimento de cáries e outras doenças bucais.

Entre elas, as placas bacterianas e gengivite, que podem causar mal hálito, dor e dificuldade para comer devido à inflamação do dente e/ou gengiva causam dor e dificuldade em comer, por exemplo.

Como escovar corretamente

Para ter uma boa saúde bucal, é importante escovar bem os dentes diariamente seguindo os seguintes passos:

– Colocar pasta de dente na escova que pode ser manual ou elétrica;

– Encostar as cerdas da escova na região entre a gengiva e os dentes, fazendo movimentos circulares ou verticais, da gengiva para fora, e repetindo o movimento por cerca de 10 vezes, a cada 2 dentes.

Este procedimento também deve ser feito na parte de dentro dos dentes, e, para limpar a parte de cima deles, deve-se fazer um movimento de vai-e-vem.

– Escovar a língua fazendo movimentos para trás e para a frente;

– Cuspir o excesso de pasta de dente;

– Bochechar um pouco de enxaguante bucal para finalizar, como Cepacol ou Listerine, por exemplo, para desinfetar a boca e eliminar o mau hálito.

No entanto o uso de enxaguante bucal não deve ser feito sempre, pois o seu uso constante pode desequilibrar a microbiota normal da boca, o que pode favorecer a ocorrência de doenças.

É recomendado que a pasta de dente contenha flúor em sua composição, em quantidade entre 1000 e 1500 ppm, já que o flúor ajuda a manter a saúde da boca.

A quantidade de pasta ideal para usar é de cerca de 1 cm para adultos, e o que corresponde ao tamanho da unha do dedo mindinho ou ao tamanho de uma ervilha, no caso de crianças.

Para evitar o desenvolvimento de cáries, além de escovar os dentes corretamente é importante evitar comer alimentos ricos em açúcar, principalmente antes de ir dormir, já que esses alimentos normalmente favorecem a proliferação das bactérias naturalmente presentes na boca, o que aumenta o risco de cáries.

Além disso, outros alimentos também podem danificar os dentes provocando sensibilidade e manchas, como café ou frutas ácidas, por exemplo.


+ Bem-estar