Entenda como a saúde mental pode acabar desencadeando o bruxismo e previna-se

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 14 de março de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O isolamento social, decorrente da pandemia da Covid-19, tem sido responsável por agravar a saúde mental das pessoas

Estresse e ansiedade podem acabar acarretando bruxismo

 

O isolamento social, decorrente da pandemia da Covid-19, tem sido responsável por agravar a saúde mental das pessoas.

Sobretudo o estresse, que pode ser o responsável por outros problemas, como bruxismo.

Recentemente, o cantor sertanejo Lucas Lucco relatou ter sido diagnosticado com a desordem funcional, que deixou seus dentes desgastados e quebrados na ponta. O artista acredita que a exaustão foi uma das responsáveis pela condição.

Segundo o cirurgião-dentista, Prof. Plácido Menezes, o bruxismo é o apertamento dos dentes e, em algumas situações, o ranger dos dentes entre o arco superior e inferior, de uma forma involuntária. Pode ter efeito diurno, noturno ou ambos.

As causas são multifatoriais, explica o profissional. “Existem fatores emocionais, questões de posicionamento dentário, deficit hormonal. Pode ser também decorrente da respiração bucal, que provoca a diminuição da salivação”.

Por estar respirando pela boca, ocorre o apertamento involuntário entre os arcos pelo organismo, para que o contato entre os dentes estimule a produção de saliva e supra a falta nutricional.

O diagnóstico também considera uma diversidade de fatores, que podem chamar a atenção do dentista ou paciente.

Entre eles estão, o desgaste entre os dentes, a movimentação involuntária, dores de cabeça, enxaqueca e outras condições fisiológicas que podem estar desequilibradas, gerando algum desconforto.

O desequilíbrio no organismo, desencadeado por uma série de fatores, pode culminar na condição do bruxismo. A questão emocional está intimamente ligada com esse processo, como exemplifica o dentista.

“Muitos hormônios são produzidos durante o sono profundo, ao respirar pela boca, o indivíduo diminui a produção deles. O que pode reduzir a produção de oxitocina, que também atua como antidepressivo”, comenta o doutor.

Sobretudo durante a pandemia, na qual o bombardeio de informações e sensação de insegurança afeta a saúde mental de todos, é mais comum sentir esse efeito em cadeia que passa pelo emocional e físico, resultando em condições como o bruxismo.

O tratamento varia entre os profissionais da área. A placa de silicone pode ser usada como um paliativo, para evitar o desgaste entre os dentes e reduzir as dores.

O cirurgião-dentista indica a modulação respiratória, um dispositivo intraoral, que evita o apertamento entre os dentes e estimula a respiração nasal.

Além disso, por se tratar de uma questão multifatorial, é recomendado ter um olhar do organismo como um todo.

Costuma-se realizar uma avaliação hormonal do paciente, de sua qualidade de sono, condição alimentar, rotina e hábitos, saúde gástrica, entre outros fatores que podem afetar o equilíbrio fisiológico e predispor ao bruxismo.

*Informações Alto Astral


+ Comportamento