Entenda a chuva de meteoros que estará visível na região nesta madrugada (07)

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 6 de maio de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com a Bramon, a atividade começou em 21 de abril e vai até 12 de maio, mas o pico acontece em 6 de maio

Chuva de meteoros atinge ápice durante a madrugada desta sexta-feira (6/5) – (Reprodução/Instagram @meteorosmontecastelosc)

Na madrugada desta sexta-feira (6/5), o céu do Brasil ainda receberá uma grande grande chuva de meteoros de 2022. A chamada “Eta Aquaridas” poderá ser vista a partir das 2h da manhã.

Para conseguir observar bem o evento é preciso estar em um local com céu limpo e bem escuro, para que as nuvens ou as luzes das cidades impeçam a visibilidade.

Além disso, segundo o Correio Braziliense,  é preciso observar em um local longe da lua, para que o brilho dela também não comprometa a visibilidade do evento.

Cometa Halley

O fenômeno observado está diretamente associado ao Cometa Halley, uma vez que quando faz um caminho mais próximo do sol, ele solta fragmentos. O observado da Terra são esses “restos” do cometa, que entram na atmosfera terrestre em alta velocidade.

O evento também poderá ser observado em outubro, caso não seja tão visível durante a madrugada. O evento em outubro, no entanto, tem nome diferente e é conhecido como Oriônidas.

Vale lembrar que o evento foi flagrado no começo da semana, quando ainda não tinha atingido o pico.

Santa Catarina

Estação flagra mais de 300 meteoros no céu de Santa Catarina. Segundo o portal G1, pelo menos 120 são detritos do cometa Halley e fazem parte da chuva ETA Aquáridas, que é considerada a primeira grande chuva de meteoros de 2022.

Registros foram feitos em Monte Castelo.


+ Astronomia