Duplicação da vazão do córrego Engenho Queimado, em Franca, está quase pronta

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 18 de abril de 2024 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Melhorias vão permitir a duplicação da capacidade de vazão do Córrego Engenho Queimado, reduzindo os riscos de inundações em períodos de chuvas fortes

Obras do córrego Engenho Queimado devem ser concluídas nos próximos meses

A Prefeitura de Franca deve concluir nos próximos meses, a obra de duplicação dos bueiros na avenida Nelson Nogueira, na ponte existente entre os Jardins Palmeiras e Pulicano, Região Oeste da cidade.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, as melhorias vão permitir a duplicação da capacidade de vazão do Córrego Engenho Queimado, reduzindo os riscos de inundações em períodos de chuvas fortes.

Junto com a instalação dos ramais adicionais de aduelas, houve também a preparação de uma estrutura de concreto e ferragens, aliado a um sistema de drenagem para a captação das águas pluviais, que escorrem pelos dois extremos da avenida Nelson Nogueira.

O próximo passo é a conclusão do assentamento das aduelas, calçadas, guarda-corpo com gradil, alambrados, poços de visita de drenagem, pavimentação, barreiras New Jersey e estruturas de gabiões.

Convênio com o Governo Federal

Estes serviços fazem parte das últimas etapas do complexo de benfeitorias iniciados na cabeceira do Córrego Engenho Queimado, próximo às margens da rodovia Cândido Portinari, que foi drenado e canalizado.

Também foram executadas diversas construções, como calçamento no entorno de uma área de preservação permanente, construção de quadras, praças e campos de futebol, entre outros equipamentos de convivência para a população de toda a extensão do canal.

O empreendimento tem investimento na ordem de R$ 1,2 milhão, mediante convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal.

A Secretaria de Infraestrutura acompanha a execução do projeto, que compreende também serviços de drenagens, instalação de bocas de lobo para a captação das águas pluviais.


+ Obras