Em Franca, UBSs promovem ações de conscientização da campanha Outubro Rosa

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 22 de outubro de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ações da campanha Outubro Rosa têm como objetivo conscientizar mulheres para a realização da mamografia preventiva

Campanha tem como objetivo conscientizas mulheres para realização de mamografia preventiva

Outubro Rosa é uma denominação do mês como parte de uma Campanha Mundial de Conscientização sobre o Câncer de Mama, que tem o propósito de chamar a atenção das mulheres, em especial, àquelas na faixa etária de 40 a 75 anos, para o exame preventivo.

As mulheres que não realizaram o exame nos últimos 12 meses, poderão obter a guia de autorização, em qualquer uma das 16 Unidades Básicas de Saúde onde, ao longo do ano, esse atendimento é disponibilizado, sendo que nesse período ele é reforçado.

Em todas as Unidades Básicas da Secretaria de Saúde as equipes estão organizando atividades, aproveitando em especial, os grupos de idosos que têm reuniões semanais.

Nas Vilas Santos Dumont (Estação), São Sebastião, Santa Terezinha e no Jardim Planalto, por exemplo, foram realizados eventos. Na quinta-feira, as equipes fizeram reuniões e rodas de conversa sobre o câncer de mama, nos períodos da manhã e tarde.

Junto com as atividades, todas as pacientes que passam pelas unidades estão sendo orientadas sobre a campanha Outubro Rosa e se estão nessa faixa etária de idade (40 a 75 anos) e não fizeram o exame no último ano, recebem uma autorização para realizá-lo em laboratório credenciado.

Na medida em que são feitos os exames, havendo resultado alterado, é comunicado ao Setor de Atenção Básica, que faz contato com a paciente, encaminhando-a para o acompanhamento adequado.

Cadastro para exames das servidoras

As servidoras municipais também terão a oportunidade de realizar a mamografia preventiva, cadastrando até esta sexta-feira, no SIAS (Serviço Integrado de Apoio ao Servidor), que funciona em frente à Prefeitura.

Na última quinta-feira, pelo menos, 30 agendamentos haviam sido feitos até por volta das 14h.


+ Saúde